Já está disponível mais uma edição do Pontos MIS – Museu da Imagem e do Som. O programa é uma parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, que traz uma sessão de cinema on-line seguida por bate-papo ao vivo.

Os amantes da música terão a oportunidade de assistir gratuitamente o documentário Torquato Neto – Todas as horas do Fim (dir. Marcus Fernando e Eduardo Ades, documentário, 87 min, 2018, 12 anos), sobre um dos pensadores e letristas mais ativos da Tropicália e figura proeminente da arte marginal junto a Waly Salomão, Ivan Cardoso e Hélio Oiticica.

O Programa Pontos MIS é realizado pelo Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. O longa estará disponível ao público dias 4 e 5 (quinta e sexta-feira), com inscrições gratuitas por meio do site do MIS: (www.mis-sp.org.br) e, no sábado, às 18 horas, acontece (no canal do MIS no YouTube) bate-papo com Eduardo Bordinhon (artista, pesquisador e membro do Grupo de Estudos sobre o ator no audiovisual da Unicamp) e Giuliana Monteiro (roteirista, diretora e mestre pela Universidade de Nova York).

Sobre o filme
Torquato Neto (1944-1972) vivia apaixonadamente as rupturas. Atuando em múltiplas frentes – no cinema, na música, no jornalismo –, o poeta piauiense engajou-se ativamente na revolução que mudou os rumos da cultura brasileira nos anos 1960 e 70.

Foi um dos pensadores e letristas mais ativos da Tropicália, parceiro de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jards Macalé. Junto a arte marginal, radicalizou sua atuação e crítica cultural, com Waly Salomão, Ivan Cardoso e Hélio Oiticica. Por fim, rompeu com sua própria vida, suicidando-se no dia de seu aniversário de 28 anos.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri