Antecipada, vacinação de idosos contra Covid começou nesta quinta-feira em Barueri

0
63

Apesar do Programa Nacional de Imunizações (PNI) estipular o início da vacinação de idosos com mais de 90 anos contra o novo coronavírus a partir de segunda-feira (dia 8), Barueri surpreendeu ao começar a campanha para esse público já nesta quinta-feira (dia 4).

Com a chegada de um novo lote com 3.460 doses da Coronavac à cidade na quarta-feira, a Secretaria de Saúde viu a possibilidade de já começar a proteção dos moradores com 90 anos ou mais.

O agendamento via APP Saúde Barueri abriu na noite anterior e, com isso, vários idosos conseguiram compor o primeiro grupo a tomar a tão esperada vacina já na manhã desta quinta-feira. Foi o caso de Maria Joaquina Fernandes, 96 anos: a primeira idosa vacinada da cidade pelo Drive-Thru nessa campanha.

Por enquanto, apenas o polo do Centro de Eventos, na Vila Porto, está aberto, já que o público-alvo dessa etapa é pequeno – cerca de 2 mil pessoas. Há também a opção de vacinação pelo Drive-Thru, no mesmo local, para idosos com dificuldades de locomoção. Importante frisar que as vacinas só serão aplicadas mediante agendamento prévio.

De acordo com o secretário de Saúde de Barueri, Dionisio Alvarez Mateos Filho, o plano é adiantar as próximas etapas também. “Nós adiantamos essa vacinação para o pessoal acima de 90 anos e vamos adiantar também a vacinação do pessoal de 85 a 89 anos, que estava prevista para iniciar dia 15 de fevereiro. Queremos realmente proteger as pessoas idosas”, informou.

O secretário frisou ainda que os polos abrirão até no final de semana para cumprir essa agenda determinada pelo município.

Rindo à toa
Moradora de Barueri há mais de 70 anos, dona Clotilde Venâncio Pino, de 93 anos, também foi uma das primeiras idosas vacinadas e estava rindo à toa. “Estou muito feliz! Quero viver mais. Fico muito agradecida a todos”, disse.

“Só tenho elogios. A campanha de vacinação no Brasil, mas aqui em Barueri, principalmente, achei excelente, não tem do que reclamar. E saber que adiantou só prova o quanto o sistema está bom, está preparado para receber isso e podermos voltar à vida normal”, declara satisfeita a bisneta de dona Clotilde, Isabella Salles.

Dona Bertolina de Andrade Freitas, de 99 anos, também garantiu sua primeira dose. Com problemas de mobilidade, recebeu o imunizante pelo Drive-Thru. “É justo eles tomarem a vacina, já fizeram tanto nessa vida, merecem todo respeito”, frisou sua neta, Marisa Evangelista de Freitas. Segundo ela, adiantar a data foi algo importante: “quanto antes, melhor, para poder vacinar todo mundo”.

“Fiquei surpresa e muito contente, estou tranquila sabendo que ela está imunizada”, declarou Solange Francisca Barbosa, sobrinha de dona Caetana Francisca da Silva. Moradora do Parque Imperial, dona Caetana, aos 92 anos, exibe uma lucidez invejável e uma alegria contagiante por estar sendo tão bem cuidada. “Com a vacina a gente vai ter mais saúde”, comemorou a idosa.

Força-tarefa do PAD
Além dos atendimentos agendados no polo, a equipe do PAD (Programa de Assistência Domiciliar) de Barueri iniciou logo cedo uma força-tarefa para imunizar 58 idosos acamados. Tratam-se de pacientes inscritos no Programa e também assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que não têm condições de saírem do leito.

Quem tiver um familiar nessa situação deve enviar um e-mail para agendavacinacovid@barueri.sp.gov.br e solicitar a dose em domicílio.

Agendamento
O agendamento permanecerá aberto até que haja vacinas disponíveis. A reposição tem ocorrido semanalmente e a Prefeitura espera que o quantitativo de doses enviadas aumente com o início da produção no Brasil.

Os canais de agendamento são o APP Saúde Barueri, disponível para download gratuito nas principais lojas de aplicativos, o call center, por meio do número  (11) 4349-0600, o e-mail agendavacinacovid@barueri.sp.gov.br ou pessoalmente na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. Não serão vacinadas pessoas sem agendamento prévio e os canais permitirão acesso apenas às pessoas da faixa etária preconizada no momento.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri