Pelo segundo ano consecutivo Barueri participará do Make Music Day. O Centro de Eventos receberá no dia 21 de junho, das 8h às 17h, performances de professores da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), alunos e artistas de Barueri. Os alunos do Núcleo de Música e das Oficinas de Artes farão apresentações musicais, além de aulas ao vivo.

Mais de 3 mil eventos de música gratuitos, ao vivo, ao ar livre e também em locais fechados serão realizados em todo o país, com apresentações presenciais em mais de 200 cidades do Brasil.

O Make Music Day é a maior celebração anual de música do mundo, realizada em 120 países e incluirá eventos especiais em São Paulo, Paraíba, Rio de Janeiro, Pará, Espírito Santo e, pela primeira vez, no Acre.

Todos os eventos do Make Music Day são gratuitos e abertos ao público. Os participantes que desejam se apresentar ou sediar eventos musicais podem se inscrever AQUI ou pelo e-mail cultura@barueri.sp.gov.br. Para mais informações, ligue (11) 4199-1600 ramal 1612.

O coordenador do Núcleo de Música de Barueri, Erik Heimann, destacou a importância da ação. “Experimentar músicas diferentes em lugares diferentes ajuda a ver e conhecer novas pessoas e sentir a cultura de outras comunidades. Eventos como o Make Music Day contribuem para incentivar o registro da cultura musical ao redor do mundo, sem preconceitos, sem barreiras estilísticas”, disse.

Mais do que um festival de música
Lançado na França em 1982 como Fête de la Musique, o Make Music Day vem crescendo no Brasil nos últimos 15 anos.

“No Brasil, o festival Make Music Day celebra as cores da cultura musical brasileira e sua benfeitoria. Da música indígena, o repentista, até incentivando músicos amadores a doar seu tempo para fazer música em asilos e creches”, explica Daniel Neves, coordenador nacional do Make Music Brasil.

Em 2021, o Make Music Day Brasil trouxe mais de 1.600 eventos em todo o país, em mais de 300 cidades. A edição de 2022 já tem eventos marcados em São Paulo (SP), Barueri, (SP), Piracicaba (SP) Olinda (PE), Nova Friburgo (RJ), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), entre outras cidades, e é endossado por bandas e artistas como Jota Quest, Titãs, Happin Hood, Clemente, da banda  Inocentes, Plebe Rude e vários outros.

Completamente diferente de um festival de música tradicional, o Make Music Day celebra e promove o criador natural da música em todos, independentemente da habilidade. Reimaginando suas cidades e vilas como palcos, todo tipo de músico – jovem e idoso, amador e profissional, de todas as tendências musicais – se espalha pelas ruas, parques, praças, varandas, telhados, jardins e outros espaços públicos para celebrar, criar e compartilhar suas música com amigos, vizinhos e estranhos.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri