Durante as fases vermelha e emergencial do Plano São Paulo, quando os parques do município permaneceram fechados, a Prefeitura Municipal de Barueri, por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), realizou a substituição dos brinquedos e dos aparelhos de ginástica para a diversão e condicionamento físico dos munícipes.

A troca ocorreu no dia 21 de abril nos parques Dom José (Vila Boa Vista/Vila Porto) e no Ecológico (Alphaville). Já o Taddeo Almeida Cananéia da Silva (Pq. Imperial), recebeu os novos equipamentos no dia 24, justamente quando reabriu ao público. Todos os brinquedos e aparelhos novos são modernos e ecologicamente certificados.

No parque Dom José foram instaladas 32 torres de brinquedos e 27 aparelhos de ginástica. No parque Ecológico, foram 15 torres para a diversão das crianças e 23 para a saúde dos adultos. Finalmente, o Taddeo Cananéia recebeu oito torres infantis e 22 equipamentos de  condicionamento físico.

População aproveitando
Assim que a troca ocorreu, os frequentadores dos parques já começaram a aproveitar. A moradora Célia Feitosa, de 52 anos, uma frequentadora assídua do parque Dom José, elogiou os novos equipamentos. “Eu sempre venho ao parque para caminhar e me exercitar, faço cinco voltas e depois faço as atividades nos aparelhos. Gostei bastante da mudança, instalaram aparelhos novos que não tinham aqui no parque e é bem interessante”, disse. Experiente, Célia até ensina: “agora estou no simulador de caminhada. Esse aparelho é excelente porque eu posso trabalhar glúteos e, ao mesmo tempo, posso trabalhar a parte abdominal”, comenta.

Roberto Carlos Tamayo, de 22 anos, também aprovou os novos aparelhos. “Sempre a gente vem aqui, o parque agora foi remodelado e está tendo novos aparelhos que eu nunca tinha visto, a gente gostou muito da remodelação”, ressaltou.

O secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), fez um convite às pessoas para utilizarem os parques, desde que sejam respeitados todos os protocolos de segurança contra a a disseminação da Covid-19. “Vocês podem ir nos nossos parques, serão bem-vindos, mas sempre de máscara e aplicando todos os protocolos, como distanciamento e higienização das mãos com álcool em gel”, lembrou o gestor da pasta ambiental.

Localização 
O Parque Municipal Dom José está situado na rua Ângela Mirella, 500, na Vila Porto/Boa Vista. Telefone para informações: (11) 4198-5445. 

O Parque Ecológico de Barueri está localizado na avenida Doutor Dib Sauaia Neto, 1600, Alphaville. Mais informações e agendamentos podem ser feitos por meio dos telefones 4191-9844 / 4199-1500. 

Por fim, o Parque Taddeo Almeida Cananéia da Silva fica na rua Chico Mendes, 237, no Parque Imperial. 

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri