De repente, sem qualquer prévio aviso, uma equipe chega a um dos serviços públicos observando tudo e conversando com os usuários sobre o atendimento. A estampa nas costas do colete esclarece: Ouvidoria Geral.

A ação descrita acima chama-se Ouvidoria Itinerante, um importante serviço executado pela Ouvidoria Geral do Município, ligada à Secretaria de Relações Institucionais (SRI), que estende ainda mais as formas de fazer valer os direitos do cidadão diante dos serviços prestados nos órgãos públicos.

“É um setor da Ouvidoria Geral no qual os agentes visitam os órgãos municipais com o objetivo de informar o cidadão sobre o papel da Ouvidoria e acompanhar os usuários durante o atendimento naquele órgão público”, explica o ouvidor geral de Barueri, Alexandre Luiz dos Santos.

O ouvidor, inclusive, acompanha as ações juntamente com seus agentes. Elas acontecem ao longo do ano, cerca de 50 vezes, mais ou menos, em todos os departamentos da municipalidade, “principalmente onde ocorrem atendimentos diretos ao usuário”, conforme diz Alexandre. Isso inclui prontos-socorros, Ganha Tempo, hospital, Unidades Básicas de Saúde (UBS) etc.

Ver de perto
Os órgãos podem ser escolhidos de forma aleatória, mas quando é identificado um problema recorrente, o local ganha prioridade nessa visita in loco. De caráter fiscalizatório, a Ouvidoria Itinerante busca identificar falhas e elogios na assistência ao cidadão.

“Os agentes da Ouvidoria Itinerante fazem a abordagem dos usuários, informando sobre a atuação da Ouvidoria Geral e identificando possíveis falhas ou elogios no atendimento daquele órgão. Após a constatação do problema, procuramos os gestores daquele departamento, buscando uma solução imediata”, detalha o ouvidor.

Para a Prefeitura de Barueri, esse é um serviço de extrema importância, já que identifica os problemas e, com a ação local, como ocorre nessas visitas, a solução é mais facilmente alcançada. “A Ouvidoria Itinerante busca, através dos gestores do setor, uma solução imediata para atender as necessidades dos usuários. Não sendo possível, é elaborado um relatório com o ocorrido e encaminhado para o gestor da pasta”, conta Alexandre.

A Ouvidoria é pra você
Os resultados têm sido cada vez mais positivos e o cidadão é bastante encorajado a acessar um dos 12 canais de comunicação disponibilizados pela Ouvidoria Municipal. Eles estão abertos para sugestões, elogios, reclamações, denúncias e informações. Uma melhor gestão do serviço público como um todo e a satisfação do usuário é o grande objetivo do órgão.

Para entrar em contato com a Ouvidoria Geral de Barueri, ligue 0800 770 0123 ou (11) 4198 7522. O e-mail também é uma possibilidade:  ouvidoria@barueri.sp.gov.br, além do APP Alô Barueri, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para celulares Android e iOS.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri