“Só tem cárie e problemas de gengiva quem quer”. E para não ter problema basta seguir orientações simples de prevenção da saúde bucal. A recomendação do diretor técnico de Odontologia da Secretaria de Saúde de Barueri, Flávio Antônio Tambelini Juliani, ganha dimensão especial em outubro, mês de comemoração do Dia do Dentista.

Existem duas datas diferentes para o mesmo propósito: dia 3, quando se comemora o Dia Mundial do Dentista, e dia 25, celebrado no Brasil junto com o Dia Nacional da Saúde Bucal.

O objetivo é um só, isto é, chamar a atenção da população do Brasil e do mundo para a importância do tema. Flávio Juliano enumera os cuidados básicos de prevenção para a saúde da boca.

  1. Alimentação adequada com diminuição do consumo de açúcares e carboidratos;
  2. Higiene bucal regular com uso de escovação, creme dental e de fio dental, sempre após as refeições.

Para o diretor de Odontologia, criar a cultura do cuidado na higiene bucal nas famílias é de extrema importância. “Desde criança é preciso incentivar a escovação adequada para evitar cáries e problemas da gengiva, que são os de maior incidência”, informa.

É por isso que a Secretaria de Saúde programou para outubro um conjunto de ações de prevenção nas escolas da rede municipal de ensino, com palestras e orientações. Haverá também triagens nas quais dentistas da rede farão avaliações de risco nos estudantes, examinando suas condições bucais.

A Secretaria de Saúde também mantém no site da Prefeitura de Barueri um conjunto de informações sobre Saúde Bucal para todas as fases da vida.

Rede de atendimento
O serviço odontológico da Secretaria de Saúde é ofertado em 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com média de 4,5 mil pacientes atendidos por mês. Nas UBSs são realizados os procedimentos de clínica geral, prótese dentária, tratamento de canal e de gengiva, diagnóstico de lesões da boca, extrações, tratamentos preventivos em más oclusões (para crianças), além de odontologia para pacientes com necessidades especiais.

Há 19 anos Ana Paula Minicheli J. Martinelli é cirurgiã dentista da Secretaria de Saúde e disse que ama a profissão que escolheu. “Não me lembro em nenhum momento da minha vida em que pensei em exercer outra profissão”, afirmou.

Para ela, a maior satisfação que recebe depois desses anos de dedicação é o fato de poder devolver a autoestima das pessoas, tanto pelo lado estético quanto pelo funcional (da mastigação).  “Muitas vezes o paciente chega com focos de infecção, por exemplo, e pede para extrair os dentes achando que não tem mais jeito. Mas quando percebem que ao final do tratamento os dentes ficaram restabelecidos é uma surpresa para eles”, conta.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri