A Prefeitura de Osasco anunciou a retomada do programa EjaPro, que além da elevação da escolaridade oferece orientação básica em cursos profissionalizantes a jovens e adultos em áreas como construção civil (pequenos reparos, pintura e textura de parede), inclusão digital, jardinagem, cultivo de hortas, música (canto e coral) e artesanato (decoração, com reaproveitamento de material reciclável e patchwork, entre outros), alimentação (panificação) e ginástica laboral.

Do total de 27 escolas municipais que oferecem a EJA (Educação de Jovens e Adultos), 11 unidades com um total de 15 salas de aula já contam com os cursos desde setembro. Cerca de 300 alunos estão sendo beneficiados. Os cursos nas demais escolas começam a partir do próximo ano. O programa estava suspenso desde 2016.

Conforme explicou a supervisora de ensino, Rutiléia Antunes, os cursos são semestrais e, ao longo de um ano, a pessoa pode fazer até dois cursos, um por semestre. Os cursos integram a grade curricular.

As aulas de alfabetização e os cursos acontecem simultaneamente (o professor e o técnico responsável pela aplicação de cada curso atuam juntos em sala de aula se revezando na transmissão de conhecimento).

Os cursos serão oferecidos em parceria com a empresa L&M, vencedora da licitação para a prestação de serviços. Os cursos visam fazer com que os alunos se prepararem para a geração da própria renda. Atualmente, 1.760 alunos estão matriculados na EJA/MOVA.

Dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, apontam que naquele ano 3,5% da população de Osasco com 15 anos de idade ou mais era analfabeta. No ano 2000, o índice era de 5.8%.

O prefeito Rogério Lins, a vice-prefeita Ana Maria Rossi e o secretário de Educação José Toste Borges participaram da cerimônia, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefor), no centro. “É um momento de felicidade por ver que estão correndo atrás dos sonhos de vocês. Sempre é tempo de mudar, buscar conhecimento. Acredito nisso. Se vocês estão aqui é porque também acreditam, então sigam com os estudos. Quero que seja só mais uma etapa de vitórias na vida de vocês”, disse o prefeito, que também agradeceu aos professores da rede pelo empenho na transmissão de conhecimento.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui