Na terça-feira, dia 15, o secretário de Cultura e Turismo de Barueri, Jean Gaspar, empossou os novos membros do Comphic (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Barueri) –  biênio 2021/2023.

O Comphic é um órgão consultivo, deliberativo e de assessoramento ao poder executivo, que atua na busca de soluções para as questões que envolvem o patrimônio histórico e cultural de Barueri.

Durante a reunião no gabinete do secretário Jean Gaspar, foram deliberadas atividades e procedimentos para o ulterior tombamento provisório do monumento denominado “Cântico do Sol”,  localizado no Jardim Califórnia, em Barueri. Serão deliberados também outros temas a serem debatidos durante o ano.

Confira a lista dos Conselheiros:
Presidente – Sônia Maria Teixeira Aguiar
Vice-presidente – Diogo Bueno de Lima
Secretário Geral – Ailton Soares de Aguiar Junior
Secretária Adjunta – Zélia Batista Lobo
Relações Públicas – Abrahan Campos Gomes

O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Barueri, criado pela Lei Municipal nº 641, de 20 de outubro 1988, tem o objetivo de preservar a memória, a história do município, através de ações assertivas e indicações, bem como emitir parecer técnico quando o assunto tratar da preservação do patrimônio histórico e cultural de Barueri.

Entre as diversas atuações do Comphic, destacam-se os tombamentos. A entidade é responsável pelo tombamento da Capela Nossa Senhora da Escada, da imagem de Nossa Senhora da Escada e do prédio do Museu Municipal, além de sete árvores históricas.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri