Novo conjunto habitacional do Engenho Novo recebe plantio de árvores

0
94

O novo Conjunto Habitacional do Engenho Novo acaba de ser concluído pela Prefeitura de Barueri. O toque final ficou por conta da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), que na quarta-feira (dia 19), realizou o plantio de 40 mudas de árvores no local.

O objetivo do plantio é deixar o local mais bonito e aprazível aos moradores, proporcionando melhor qualidade de vida. A arborização contribui com a absorção de gás carbônico e a liberação de oxigênio, a atenuação das altas temperaturas, a filtragem do ar, a redução da poluição, a saúde do solo, além de oferecer áreas de sombra para o descanso e o lazer das famílias.

“Entendo que plantar árvores traz grandes benefícios, muitos deles bem relevantes para o nosso povo, por essa razão continuamos com essa ação. A ideia é realizar o plantio de mil arvores por ano, todos os anos. Essa é a nossa grande colaboração para melhorar a cidade em termos de saúde, lazer e qualidade de vida, além de contribuir com a manutenção da fauna e também com a redução do aquecimento global”, reforça o biólogo e secretário de Meio Ambiente de Barueri, Marco Antônio de Oliveira – o Bidu.

Dentre as espécies plantadas há 25 ipês brancos, cinco ipês amarelos, cinco resedás e cinco acácias.

Arborizando a cidade
A Sema, por meio do Viveiro Municipal, realiza o plantio de espécies nativas em áreas públicas da cidade, como praças, avenidas, próprios públicos, canteiros, parques e em conjuntos habitacionais construídos pela municipalidade. O plantio é realizado após a realização de um estudo da área contemplada para inserção da espécie mais adequada, além do espaço disponível.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri