Nova Secretaria Municipal de Habitação intensificará regularização fundiária na cidade

0
74

Acaba de ser criada a Secretaria Municipal da Habitação de Barueri (Sehab). A lei complementar nº 498, de 2 de junho de 2021, regulamentou a criação da pasta que passa a integrar a Administração Direta.

A Sehab será comandada por Gregório Rodrigues Pontes Maglio. Segundo o novo secretário, uma das prioridades será impulsionar a regularização fundiária “visando dar dignidade às famílias de Barueri, inclusive aquelas que moram nos prédios da CDHU, que foram construídos na década de 90”.  Gregório explica que muitos apartamentos já foram quitados e até hoje a documentação está pendente.

Além da regularização, há outros objetivos importantes, como a ampliação de programas e de projetos relacionados à moradia voltados às pessoas de baixa renda da cidade. Para o secretário, a política de governo de Barueri é totalmente voltada para o social. “A Habitação já tem esse olhar social e nosso trabalho terá como foco continuar a atender os mais necessitados”, garante. Gregório destaca também que nos últimos anos, “sob a liderança da Dra. Adriana, a então Coordenadoria de Habitação voltou a ter credibilidade na cidade”.

Atribuições da sehab

Outras atribuições da Secretaria são a garantia de políticas públicas fundiárias, a melhoria das condições de habitação, a promoção de regularização de áreas impróprias e o reassentamento de moradores que vivem em áreas inadequadas e em situação de risco.

Cabe também à Secretaria de Habitação a manutenção de importantes órgãos de apoio, como o Conselho Municipal de Habitação de Barueri (CMHB), que objetiva acompanhar, controlar e avaliar a política municipal de habitação, e o Fundo Municipal de Habitação de Barueri (FUNDHAB), que irá centralizar e gerenciar os recursos destinados à implementação da política habitacional do município direcionada à população de baixa renda.

Avanços
Dentre as ações já programadas, algumas terão prioridade, de acordo com o novo secretário. “Atendendo as diretrizes do governo, estamos preparando as áreas para a construção de novos conjuntos habitacionais, visando beneficiar ainda mais a população mais carente”, diz Gregorio.

Novo secretário
Gregório Rodrigues Pontes Maglio entrou na vida pública em 2001, na cidade de Pirapora do Bom Jesus, quando foi nomeado secretário de Esportes. Em 2004, assumiu a Regional do Parque Paiol (sub-prefeitura). De 2013 a 2016 foi prefeito de Pirapora e em 2018 reassumiu o cargo permanecendo até 2020. Gregório foi comerciante e é formado em Administração de Empresas. Ele acredita que a nova secretaria será um desafio diferente: “governei uma cidade com poucos recursos e hoje estou assumindo uma pasta extremamente importante. Barueri tem uma estrutura diferente e, tendo um líder tão determinado, com certeza desenvolveremos grandes ações nesta cidade”.

Serviço
A Sehab ficará alocada onde era a Coordenadoria de Habitação, no prédio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads). O endereço é avenida 26 de Março, 1.159 – Jardim São Pedro. O telefone é: 4199.2800.

É possível consultar os detalhes da lei que dá origem à nova Secretaria, bem como as demais atribuições da Secretaria, AQUI. A publicação foi feita no Jornal Oficial de Barueri do último sábado (dia 5 de junho).

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri