Depois de um ano de dedicação no estudo e na prática, estudantes, professores e familiares puderam experimentar a importância da Arte na vida de cada um. O coroamento dessa experiência aconteceu com a Mostra de Artes da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), encerrada no último dia 12.

Desde o dia 25 de novembro, estudantes das Oficinas de Artes e dos Núcleos de Dança e de Música da Secult realizaram uma maratona cultural com 204 apresentações artísticas com espetáculos de música, dança, teatro, circo e exposições de artes visuais, como resultado do empenho nos cursos de artes desenvolvidos durante o ano.

Todo ano a Secult escolhe um tema ou artista a ser homenageado na Mostra de Artes, o que serve de referência para a produção e montagem dos espetáculos da Mostra. Neste ano a escolhida foi a dramaturga Maria Clara Machado, que completaria 100 anos de idade. 

A Mostra de Artes contou com exposições de artes visuais realizadas em todas as nove Estações Culturais da cidade. O Centro de Eventos de Barueri também foi palco de apresentações dos Núcleos de Música e de Dança, além das Oficinas de Artes envolvendo circo, teatro, dança e música.

Cerca de 12 mil pessoas puderam conferir as apresentações artísticas. Pais e mães ficaram emocionados em ver os filhos no palco fazendo arte, como as crianças com idade entre quatro e seis anos dos cursos de baby teatro e baby ballet e até adultos.

O encerramento da Mostra foi feito pelos alunos do Núcleo de Dança, com o espetáculo “A Bruxinha que era Boa”, no Centro de Eventos.

“Não perco uma apresentação da Mostra de Artes, que está cada vez melhor, desde a música e até a dança. Fiquei encantada com a produção, foi lindo”, afirmou a munícipe, Aghata Oliveira.

Um coletivo de professores e professoras do Núcleo de Dança criou a adaptação do espetáculo de Maria Clara Machado, desde a concepção até figurinos e cenários.

O Secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar, destacou o trabalho de alunos e professores, principalmente na transição das aulas remotas (por causa da pandemia da Covid-19) para as presenciais.

“Nossos alunos mergulharam no universo infantil, alegre e pedagógico da homenageada Maria Clara Machado. Fiquei muito feliz com o retorno presencial. É gratificante ver o quanto os alunos e pais também ficaram contentes em poder vivenciar a arte novamente. Quero agradecer a toda equipe da Cultura, juntos conseguimos realizar um grande evento feito com muito carinho”.

Em janeiro, a Secretaria de Cultura e Turismo vai divulgar o próximo período de inscrições para os cursos das Oficinas de Artes e dos Núcleos de Dança e de Música para 2022.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri