A Secretaria de Saúde de Barueri, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) e o Fundo Social de Solidariedade, mostrou de perto aos integrantes do programa Renascer as ações da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs).

A ação aconteceu no dia 28 de abril (quinta-feira) por meio de uma visita à Unidade Básica de Saúde (UBS) Benedito de Oliveira Crudo, alocada no Centro enquanto a unidade é reconstruída. O objetivo foi aproximar o grupo do serviço que representa a porta de entrada do cidadão à assistência em saúde pública da cidade.

Os bolsistas conheceram as instalações da UBS, como consultórios, salas de acolhimento e vacinação, assim como o sistema de marcação de consultas, dentre outros serviços.

Tour na saúde
Após realizarem um tour na unidade, os integrantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre métodos contraceptivos, ações de prevenção em saúde da mulher e do homem e quando procurar o atendimento na UBS ou Pronto Atendimento.

 “Foi uma oportunidade de ofertar o serviço e mostrar um pouco sobre o atendimento, explicar a rotina e os procedimentos de forma minuciosa. Parte da população ainda não sabe diferenciar os tipos de atendimentos, e nesse momento podemos proporcionar essa aproximação e sanar dúvidas importantes”, ressalta a enfermeira técnica da unidade, Madalena de Oliveira Gonçalves.

Pertencimento e cidadania
De acordo com a diretora técnica do Serviço Social da Cabs, Kelly Cristina Apolinário de Almeida, o encontro representou o resgate da dignidade e aproximou a população que viveu em situação de rua de seus direitos.

“Essa população, quando está em situação de rua, se sente, muitas vezes, marginalizada. Quando a gente aproxima essa população dos equipamentos públicos, ela passa a utilizar o serviço, resgata a autoestima e se sente, como de fato ela é, uma cidadã”, reforça Kelly Cristina.

Consultório na Rua
A equipe do programa Consultório na Rua, ligada à Diretoria de Saúde Mental da Cabs, esteve presente no encontro e proporcionou uma dinâmica em grupo com a proposta de trocar experiências na qual cada participante trouxe a sua perspectiva sobre o que é saúde.

“A ideia é criar um espaço de fala onde as pessoas possam se expressar, abordando temas que vão ao encontro com o que foi dito hoje pelos profissionais da Saúde”, explica a terapeuta ocupacional Caty Cilene Fernandes Teodoro.

Saúde através da agricultura
Uma das ações de grande destaque que integra o programa Renascer é o “Horta da Gente”, na qual os bolsistas trabalham no cultivo das hortaliças distribuídas para dezenas de famílias mais vulneráveis. O programa consiste no resgate da vida social de pessoas que viveram em situação de rua.

“Hoje faço parte da Horta da Gente, é um ambiente maravilhoso de se trabalhar. O Renascer é uma oportunidade. O contato com a natureza é maravilhoso, ajuda a gente a se desenvolver. O programa está dando chance pra gente melhorar. E o sistema de saúde de Barueri é maravilhoso! Eu já fiz todos os exames, sou muito bem atendida”, conta Elisabete Maria P. da Silva, integrante do programa Renascer.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri