Na edição 1.413 do Jornal Oficial de Barueri demos um panorama geral sobre o Programa Inovação Barueri. Agora chegou a hora de conhecermos mais a fundo os serviços oferecidos gratuitamente por meio desse projeto tão amplo. Você pode ler a primeira matéria da série, AQUI.

Quem sabe um deles seja ideal para te ajudar a tirar aquele projeto antigo do papel e trazê-lo para a realidade. Porque é exatamente isso que o Inovação Barueri faz: te dá as ferramentas para realizar sonhos.

“O ecossistema Inovação Barueri é um organismo vivo e, como tal, poderá se expandir para abarcar projetos relacionados ao seu cerne, como desenvolvimento de pesquisas, incubação e inovação”, resume a gestora de Comunicação e Projetos do CIT (Centro de Inovação e Tecnologia de Barueri), Erika Alves.

SmartLab
É um laboratório público, espaço de criatividade, aprendizado e inovação acessíveis aos interessados em desenvolver projetos. Através de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento e do uso de ferramentas de fabricação digital, o Inovação Barueri traz à população a possibilidade de aprender, projetar e produzir diversos tipos de objetos no “Espaço Maker”. Lá, estudantes, professores, startups, empresas e cidadãos em geral têm contato com tecnologias como impressora 3D, kits de robótica, painel de ferramentas etc.

CoWorking
É um modelo que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas de diferentes nichos. Pode reunir, inclusive, profissionais liberais, empreendedores e usuários independentes. Nessa área são desenvolvidos os programas de pré-incubação e incubação de empresas e startups. Os usuários dispõem de mesas com notebook e computador, mesa de reunião, espaço para uso do próprio equipamento, entre outros.

Programa de Desenvolvimento de Talentos
São projetos com os estagiários da Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri). Tem como principal característica os desafios escolhidos a partir de uma relação de problemas reais e que, quando solucionados, têm impacto positivo na vida das pessoas. Devido à complexidade e o caráter de inovação das soluções idealizadas, as atividades de criação são interdisciplinares e colaborativas, exigindo o trabalho conjunto de pessoas de áreas como computação, design, engenharia, telecomunicação, entre outros.

Cursos e Treinamentos
Como cerne da criatividade e da aprendizagem, o Inovação Barueri busca realizar diversos eventos, como workshops, cursos, dias de visitação, campeonatos de robótica, palestras, Hackathon (maratonas que reúnem estudantes, programadores, engenheiros, designers e inventores para criar projetos de interesse público utilizando soluções digitais acessíveis a todos) e muito mais.

Para mais informações sobre todos esses serviços, acesse a página do Inovação . Não perca a próxima edição de sábado do Jornal Oficial (dia 20/11) para saber mais sobre os serviços de pré-incubação, incubação e a TV Inovação.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri