Programa Inovação Barueri, ligado ao Centro de Inovação e Tecnologia de Barueri  (Cit), e a Prime It Solutions, empresa de tecnologia da informação e serviços, realizaram na quarta-feira, dia 17, no plenário da Câmara Municipal, o cerimonial de formatura de 18 alunos do curso Programando o Futuro.  O evento foi transmitido pela TV Inovação, canal digital do Cit, disponível nas redes sociais do Facebook; do Instagram e do Youtube.

O cerimonial contou com a participação de representantes da Prefeitura de Barueri, da Câmara Municipal, da Prime It Solutions e das escolas parceiras: Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri), Etec, Fatec e Senai. Alguns alunos receberam os certificados  acompanhados de pais ou outros membros familiares.

A solenidade teve exibição de vídeo sobre tudo que aconteceu durante o curso, discursos de membros da mesa-diretora e entrega de certificados aos formandos. Para o administrador do Cit, Jonatas Randal, o mercado precisa de programadores e a parceria atingiu o objetivo já na sua primeira fase, que é a empregabilidade de 15 desses jovens pela própria empresa Prime It Soluctions, a partir de janeiro de 2022. Os nomes ainda não foram revelados. “Ficamos muito felizes. Que os formandos possam aproveitar essa oportunidade. Como disse o vereador Thiago Rodrigues (Thiaguinho), usem o par de asas que vocês têm e voem alto. O limite é o céu”, declarou.

Oportunidades
O curso tem como objetivo central prover conhecimentos avançados na área de programação,  tendo como intuito capacitar jovens interessados em tecnologia da informação, transformando esforços em oportunidades.

“A empresa existe há 25 anos, fica em Barueri e tem escritórios em quatro estados. Temos a experiência de formar mão de obra. E esse programa é inovador. Desenvolvemos esse curso para alunos mais jovens, para formar profissionais com ensino profissionalizante”, explicou Rudnei Fernando Rocha, CEO da Prime It Solutions, com sede em Alphaville.

De acordo com Rudnei, a empresa fez um treinamento inicial e agora os selecionados farão mais seis meses de treinamento dentro da Prime como profissionais já contratados, a partir de janeiro de 2022. “Eles vão continuar estudantes, tendo suporte dos nossos tutores já interagindo no dia a dia com a prática”, explicou o CEO, anunciando para fevereiro do ano que vem a formação de uma nova turma do curso Programando o Futuro em parceria com a Prefeitura, por meio do Cit, e escolas técnicas de Barueri. “Vamos gerar oportunidades aos jovens e trazer talentos para a nossa empresa”, completou.

Morador do Jardim Mutinga e primeiro a receber o certificado da primeira turma do curso Programando o Futuro, acompanhado pela sua mãe Roseane, o jovem Asaf da Silva Lima disse que o curso foi especial para ele. “Muito bom porque ajudou bastante a desenvolver minha lógica de programação, consegui aprender os conhecimentos das linguagens e vai facilitar quando eu for arrumar um emprego nesta área”, festejou o jovem estudante do terceiro ano do curso de Informática para Internet na Fieb.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri