Na manhã de sexta-feira (dia 25), parte das arquibancadas do Ginásio Poliesportivo José Corrêa estiveram ocupadas, mas não havia jogo ou solenidade. Ocorreu mais uma etapa do processo seletivo de uma loja do Supermercado São Vicente, que será inaugurada no bairro Engenho Novo em breve.

Trata-se de um convênio entre a Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri (SICT) e a rede varejista, que tem sede em Americana – SP e mais de 20 lojas. A unidade de Barueri será a primeira da rede na Grande São Paulo. Os candidatos se cadastraram no portal Emprega Brasil para conseguir uma vaga. A Prefeitura de Barueri, por meio da Casa do Trabalhador, mantida pela SICT, cede as instalações municipais para facilitar o processo seletivo e oferece todo o suporte para as contratações.

Os 41 funcionários temporários selecionados até o momento para os diversos cargos (repositor, ajudante, conferente, balconista, açougueiro etc.) passaram pela integração, que é a assinatura do contrato de trabalho e o recebimento do kit (crachá, carteira profissional assinada e cartão de ponto). Na ocasião, foram informados dos benefícios, da carga horária e receberam demais orientações.

“O contrato é de seis meses, de acordo com a Lei Federal 6019”, afirma Waldemar Alcalá, Supervisor de Operação da empresa contratada pelo recrutamento. “Há possibilidade de efetivação dependendo da demanda da empresa e do desempenho do funcionário”, complementa.

Edna de Oliveira Freitas, de 40 anos, moradora do Engenho Novo, conseguiu a vaga de operadora de caixa e declarou: “tenho experiência de dois anos na função. A empresa oferece benefícios e possui ótima localização”, afirma. Ela, que tem dois filhos, estava desempregada há um mês.

Já Celma Ferreira da Silva, de 37 anos, não conseguia registro em carteira há cinco anos. “Apesar de ter trabalhado oito anos como operadora de caixa, estava muito difícil. Me inscrevi no Ganha Tempo, fui bem-tratada e consegui a vaga. Estou muito feliz”, afirmou.

Pamela Sousa de Oliveira, de 23 anos, moradora do Jardim Belval, por sua vez, disse: “tenho uma filha (Valentina) de um ano e não sofri qualquer restrição por isso”. Todas elas vão se esforçar para que sejam efetivadas.

O processo de seleção está concluído, mas os funcionários ainda passarão por uma integração direta com a empresa no dia 29 no auditório da Arena Barueri e iniciam um treinamento em alguma loja do interior no dia 1º de julho.

“A empresa promove o treinamento para que o atendimento seja padronizado em toda a rede de lojas”, arremata Alcalá. O exercício efetivo nas funções deverá ser no dia 20 de julho, data prevista da inauguração. A rede São Vicente está selecionando para mais de 200 vagas de emprego em Barueri, por meio da Casa do Trabalhador. O processo está sendo realizado por etapas.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri