A Hora do Planeta, uma iniciativa que surgiu em Sidney, na Austrália, em 2007, organizada pela WWF, ganhou força mundo afora. A ideia consiste em todos os anos, no último sábado do mês de março (este ano será no dia 27), apagar as luzes das residências, empresas, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos durante sessenta minutos, das 20h30 às 21h30. Esse passo permite conscientizar as pessoas sobre as mudanças climáticas e a respeito do uso consciente dos recursos naturais.

Barueri, que está sempre alinhada com as questões ambientais, já que é uma #cCidadeInteligenteeSustentavel, também fará a sua parte para contribuir com esta causa. Os próprios públicos vão desligar as luzes na data e hora correspondentes, além de chamar a população para participar também. A pasta que está à frente deste projeto é a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema).

A ação sugere que, além da conscientização ambiental, as pessoas aproveitem para passar mais tempo com os familiares, sem o uso de eletrônicos, vivenciando momentos simples, como contemplar o céu, sentir o vento bater no rosto, absorver o silêncio: comportamentos raros nos tempos atuais.

Para Yara Garbelotto, responsável pelo Departamento de Planejamento Ambiental da Sema, além da contribuição para o meio ambiente e para a economia de energia elétrica, a conscientização sobre esse tempo sem tecnologia permite a análise da vida por outra perspectiva. “Além de desligarem as luzes, as pessoas também acabam se desligando de seus aparelhos, como o celular, o tablet e o computador, para diminuir o ritmo, se desconectando um pouco”, comenta a bióloga.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri