Oficiais do 20º Batalhão da Polícia Militar (PM) se reuniram nesta sexta-feira (dia 3) com a Guarda Civil Municipal de Barueri (GCM) para acertarem os detalhes da segurança pública envolvendo dois importantes jogos de futebol no estádio Arena Barueri.

A primeira grande partida será a final do Campeonato Paulista Feminino, entre Corinthians e São Paulo, no dia 8 de dezembro (quarta-feira), às 21h. Na outra, pelo Campeonato Brasileiro da Série A, o Palmeiras enfrenta o Ceará, dia 9 de dezembro (quinta-feira), às 21h30.

A estimativa da Secretaria de Esportes de Barueri é que haja um público de cerca de 20 mil torcedores para assistir as jogadoras de Corinthians e São Paulo e 28 mil pagantes para Palmeiras e Ceará. Essas são a segunda e a terceira partidas, respectivamente, que acontecem com público presente no Arena Barueri depois da flexibilização durante esse período de pandemia de Covid-19. A primeira partida ocorreu no dia 31 de outubro (Corinthians versus Ferroviária, pelo Campeonato Paulista Feminino) com público bem menor, de três mil torcedores.

Os ingressos do futebol feminino serão distribuídos gratuitamente. Os do Campeonato Brasileiro serão vendidos on-line.

O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), Rinaldo de Albuquerque Pereira, destacou a importância do trabalho integrado entre a GCM e a PM não apenas para os eventos esportivos, mas também para outras ações, principalmente as operações de final de ano, com a ampliação de policiamento nas regiões comerciais da cidade.

“Algumas ocorrências merecem atuações específicas, como roubos de cargas e de motos, além dos ‘pancadões’ nas vésperas de Natal e de Ano-Novo”, afirmou o secretário.

Atuação direta
GCM, PM, Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), representantes da Secretaria de Esportes (que faz a gestão do Arena) e da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (responsável pela fiscalização de bares e estabelecimentos comerciais) acertaram os detalhes de atuação do poder público na segurança e organização do fluxo de pessoas e do trânsito na parte externa do estádio.

Ficou acertado que os portões do Arena serão abertos às 19h, em ambos os dias dos jogos, para a entrada dos torcedores. Questões ligadas ao fechamento de ruas, fiscalização de bares, fluxo de trânsito e distribuição do policiamento também foram discutidas.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri