Uma parceria inédita entre a Guarda Civil Municipal e o Exército Brasileiro deu origem a uma grande operação nas principais vias de acesso de Barueri. Cerca de 130 homens do Grupo Especializado da Guarda Civil Municipal de Barueri e do 22º Batalhão Logístico Leve do Exército Brasileiro realizaram nessa quarta-feira (dia 24) a Operação Cidade Segura.

Utilizando informações do serviço de inteligência e dados estatísticos, o policiamento foi concentrado na Estrada Velha de Itapevi e no Corredor Oeste, principais vias de acesso à cidade.

Com bloqueios rodoviários, os agentes de segurança realizaram buscas e abordagens para combater a ação de marginais em crimes como roubos e furtos de veículos, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e captura de foragidos da justiça.

“Ações integradas como essa são muito importantes para aumentar a sensação de segurança da população e inibir atos delitivos. A parceria inédita com o Exército nos trouxe a certeza que o trabalho deve ser intensificado e outras operações podem ocorrer em breve”, afirma o comandante Guedes, da Guarda Civil Municipal de Barueri.

A Operação contou com o apoio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri (SSMU).

Criminalidade em queda
Nos últimos quatro anos, os índices criminais em Barueri caíram 41%. Os números, divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, mostram que a cidade reduziu a criminalidade ao nível mais baixo da história desde o ano de 1999, quando as estatísticas passaram a ser divulgadas.

As taxas de furto, roubo e de furto e roubo de veículo por 100 mil habitantes em 2020 reduziram de forma expressiva. O total de casos de homicídio doloso, furto, roubo e subtração de veículo no ano passado foi 23,73% menor do que no ano anterior. A redução chega a 41,73% quando a comparação recua até 2016.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri