Em tempo recorde, 2.811 profissionais que atuam em escolas da rede municipal de ensino de Barueri foram vacinados contra a Covid-19, entre sexta-feira, 28, e domingo, 30 de maio. A imunização foi realizada por meio de uma força-tarefa integrada por servidores das secretarias da saúde e de Educação, no CAP (Centro de Aperfeiçoamento para Professores), na Vila Porto, local que serviu como polo para aplicação da primeira dose da vacina AstraZeneca.

A segunda e última dose do imunizante já está agendada para os dias 21 e 22 de agosto.

De acordo com o prefeito Rubens Furlan, não foram poupados esforços para que pudesse ser viabilizada a vacinação para todos os profissionais. “Queremos que todos estejam imunizados, no momento em que a categoria considerar mais segura para o retorno das aulas presenciais. Ampliamos a vacinação contra a Covid-19, e estamos implementando todas as medidas de segurança nas escolas por estarmos focados na proteção de todos. Estamos satisfeitos em vermos nossos educadores felizes com a oportunidade da vacinação”, comentou.

Os dias de vacinação da primeira dose ganharam um clima festivo. Alguns educadores vestiam camisetas de gratidão; outros usavam bonés de jacarés com placas com dizeres Viva o SUS e afins. Todos demonstravam grande expectativa.

Entre os vacinados estavam professores, ADH (Assistentes de Desenvolvimento Humano), coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino, merendeiras, funcionários das secretarias escolares, orientadores, guardas patrimoniais, funcionários da limpeza, entre outros que trabalham dentro das unidades de ensino.

A professora Danielle Fenix estava muito emocionada no momento da vacinação. “Quero agradecer imensamente pelo empenho da administração pública de Barueri, pela organização da vacinação. A equipe de atendentes da Educação e os enfermeiros, sempre muito dedicados e educados. Sou muito grata por todos esses profissionais que não pararam os serviços presenciais para cuidar de todos nós”, disse.

Maternais Terceirizadas
No início desta semana, o secretário de Educação, Celso Furlan, anunciou que na quarta-feira (dia 2) será a vez dos profissionais que atuam nas 18 maternais dirigidas pelas OSs (Organizações Sociais). Entre 7 e 22 horas, uma nova força tarefa acontecerá para vacinar cerca de 1.300 profissionais.

Os funcionários serão orientados pelos diretores de cada escola sobre o horário de comparecimento ao polo de vacinação, que será novamente no Centro de Aperfeiçoamento dos Professores.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri