Depois de seis ciclos concluídos e mais de 70 famílias participantes, o Programa Famílias Fortes, da Secretaria da Família de Barueri (Sefam), completa um ano de atividades. No momento, outras 50 famílias estão aguardando para que seus integrantes possam também participar do Programa, cujos encontros acontecem semanalmente.

A Sefam tem estabelecido parcerias com escolas municipais para ampliar o alcance da participação das famílias, a exemplo da EMEF Profa. Naly Benedicta Becegatto Camargo Mancini, no Jardim Belval, que está com o primeiro ciclo em andamento e se encaminhando para o quinto encontro.

O Programa Famílias Fortes é um convênio com o governo federal baseado em uma metodologia de prevenção de comportamentos de risco destinada a famílias com adolescentes de 10 a 14 anos de idade.

São realizados encontros semanais, além de quatro reuniões mensais de acompanhamento com um grupo composto por até 15 famílias. Para cada família, o ideal é ter a participação de dois adultos (que podem ser pais, mães, avós, tios e irmãos maiores de 18 anos) para cada filho.

Nos encontros, conduzidos por facilitadores, são abordados temas como metas e sonhos dos filhos; amor e limites de responsabilidade dos pais; regras da casa; fortalecimento da comunicação familiar; proteção contra o uso de substâncias ilícitas; lidar com pressão dos amigos etc.

Aqui consigo me expressar
A adolescente Giulia Santos Pereira, moradora do Jardim Belval, participou do encontro do dia 21 de junho e resumiu bem suas impressões do Famílias Fortes: “aqui eu consigo me expressar sem ser julgada”.

A dona de casa e mãe Marcia Aparecida Gouveia de Morais, moradora do Engenho Novo, elogiou bastante o programa, principalmente por conta do acolhimento que recebeu dos facilitadores e organizadores. “Eu acho que nós temos duas poderosas ferramentas nas nossas famílias: a primeira é o amor e a segunda é o diálogo”, disse.

As inscrições para participar do Programa Famílias Fortes podem ser feitas por e-mail (sefam@barueri.sp.gov.br ); WhatsApp (11) 94023 0220; e telefone (11) 3164 9555. Outras informações estão disponíveis no Facebook e no Instagram da Secretaria.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri