A Emef Amador Aguiar foi completamente reconstruída pela Secretaria de Obras de Barueri.  O novo e imponente prédio está sendo motivo de orgulho de toda a comunidade. Pais, estudantes, gestores e professores declaram que a nova unidade de ensino elevou a aautoestima de todo o bairro.

De acordo com o secretário de obras, Beto Piteri, o trabalho foi intenso, mas o resultado valeu a pena. “A população é merecedora do melhor. Por isso temos caprichado em todas as obras que estão espalhadas pelos quatro cantos da nossa cidade”, disse.

A nova escola conta com sete pavimentos que vão abrigar 22 salas de aula. A unidade será compartilhada de modo que 17 salas serão destinadas aos cerca de 1.060 alunos de Barueri (do 1º ao 9º ano nos períodos da manhã e da tarde), e cinco salas são cedidas para o Estado no período noturno.

Foi levantada em terreno de 4.088 metros quadrados na rua Martins Fontes com a rua Adoniran Barbosa, no Parque Imperial, sendo a área construída de 8.525 metros quadrados. Conta com salas multiuso, laboratórios de informática, de ciências e biologia e sala maker. No quinto andar, quadra poliesportiva coberta, vestiários e solário.

Espaços planejados
No pavimento inferior conta com amplo estacionamento para funcionários; no térreo, cozinha (refeitório), vivência, auditório e solário. O primeiro andar terá a administração do Estado: secretaria, direção, coordenação, sala de professores, cinco salas de aula e uma sala multiuso.

No segundo andar ficarão as instalações da escola voltadas à administração de Barueri: direção, coordenação, sala de professores, duas salas de reforço, uma sala multiuso, uma enfermaria e setor para atendimento odontológico

Já o terceiro piso terá sete salas de aula, uma sala de artes, dois laboratórios de informática e um laboratório de ciências e biologia. No quinto pavimento estão 10 salas de aula, espaço multiuso e uma biblioteca. Por último, o quinto andar abriga a quadra poliesportiva coberta, vestiários e solário.

História
A unidade de ensino teve sua primeira inauguração em 21 de março de 1988 como EEPG Parque Imperial. No ano de 1991, por intermédio de Decreto Estadual 28.472, passou a chamar-se EEPG Amador Aguiar. Em 1999, com o decreto municipal 2.297, foi denominada Emef Amador Aguiar.

Quem foi Amador Aguiar
Nasceu em Ribeirão Preto. Seu primeiro emprego foi aos 14 anos como tipógrafo. Sua trajetória dentro do sistema bancário começou em 1925 no Banco Noroeste, em Birigui. Dezoito anos mais tarde já havia passado por todos os cargos dentro da instituição. Em 1942, ingressou como diretor do Banco Bradesco. Ocupou os cargos de gerente e superintendente, assumindo a presidência em 1963.

Reinauguração
Adotando todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, o evento de inauguração acontece no sábado, dia 18, a partir das 10 horas. O endereço é Rua Martins Fontes, 142, Parque Imperial.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri