Referência junto a crianças, jovens e adultos para que se tornem agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos sobre cultura de paz, fundamental para que se tenha uma convivência harmoniosa, o Programa Educação para Não Violência – Grupo de Educação e Prevenção às Drogas, o Educavi /Gepad, representa um dos importantes compromissos da Administração Prefeito Luiz Fernando Machado para se garantir a formação e acima de tudo, a segurança da população.

Ministrado pelos guardas municipais Amanda e Barros, é um trabalho socioeducativo que vem ganhando projeção em variados segmentos da comunidade. Para que o resultado atenda as expectativas, supere os índices projetados de aceitação, são realizados encontros com palestras e dinâmicas junto a escolas, empresas, igrejas e outras instituições.

Atenta à proposta, a diretora Valdete Ramos de Oliveira Melo, da Escola Estadual Dr. Antenor Soares Gandra, buscou conhecer as atividades do Programa e sua aplicabilidade na unidade educacional. “O interesse pelo programa se deu pelo fato de hoje observarmos o aumento de usuário de drogas entre os jovens, e a importância da atuação da escola frente às ações de prevenção, justamente por ela ser, em minha visão, mais imediata e eficiente”, afirmou.

Integração
Segundo o relato de professores e alunos, a maneira didática como os profissionais da Guarda Municipal de Jundiaí abordaram os assuntos permitiu a maior aproximação com os alunos.

Durante a primeira etapa de atividades, foram envolvidos 240 alunos das 1ªs séries do Ensino Médio (EM) – manhã e tarde. Já para a próxima etapa, no segundo semestre, serão 280 alunos do período noturno de todas as séries do EM.