O Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu, nesta terça-feira (25), no auditório do Fundo Social de Solidariedade (Funss), aproximadamente, 40 empresários e executivos de Jundiaí e região para tratar da Campanha Natal Solidário 2019. O objetivo é criar uma nova parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada para, juntos, beneficiar crianças em situação de vulnerabilidade social, atendidas por entidades cadastradas no Funss.

De acordo com o prefeito, esta união de esforços será desenvolvida por meio de adesões das empresas, que se comprometerão com a compra de parte dos brinquedos novos, de acordo com as possibilidades de cada uma, tornando-se, assim, parceiras da Campanha Natal Solidário. “Decidimos realizar esta reunião, que marca o pré-lançamento da Campanha, ainda no primeiro semestre do ano, para que as empresas possam conhecer o trabalho e, principalmente, verificar, junto aos seus setores financeiros, a possibilidade de participação e, consequentemente, a programação para a efetivação da parceria”, afirmou Luiz Fernando.

O diretor de fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil, Jaime Rios, aprovou a iniciativa: “Eu, particularmente, achei incrível a ideia de antecipar este contato, visto que acredito muito no poder do planejamento. Com calma, não nos atropelamos nas decisões e conseguimos colaborar com todos da melhor forma possível, bem como envolver os funcionários da empresa”.

A Campanha Natal Solidário é uma realização da Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social, com o apoio da Rede Jundiaí de Cooperação. Para este ano, a expectativa é beneficiar cerca de 15.500 crianças, com idade entre zero e 12 anos, atendidas por instituições com cadastro atualizado na unidade. O número exato de crianças será conhecido, apenas, no segundo semestre, quando ocorrerá o levantamento de dados por parte das entidades e o envio das informações ao Fundo Social.

Silvia Orenga, gerente de marketing do Maxi Shopping, adiantou que o empreendimento participará da ação

Nesta edição, serão três tipos de brinquedos, divididos por faixa etária: zero a três anos, quatro a sete anos e oito a 12 anos de idade. “Tivemos a preocupação de selecionar itens educativos com a proposta de estimular o aprendizado também em momentos de diversão com a família”, explicou a diretora da unidade, Francine Picardi, que representou a primeira-dama e presidente do Funss, Vanessa Machado.

A empresa AAK, especializada em óleos e gorduras vegetais, participou da Campanha, em 2018, e pretende renovar a parceria neste ano. “Gostamos muito de colaborar, visto o trabalho sério e transparente que é realizado. Certamente, participaremos mais uma vez”, disse Alan Reinert, analista de Recursos Humanos.

O Maxi Shopping, importante parceiro do Fundo Social ao longo do ano, também marcou presença na reunião de pré-lançamento da Campanha Natal Solidário 2019. “No ano passado, participamos com a compra de brinquedos para duas instituições localizadas no entorno do shopping. Adoramos a ação e, já com o aval do diretor, participaremos novamente”, disse Silvia Orenga Sandoval, gerente de marketing. Além dos alimentos não perecíveis arrecadados com as inscrições das capacitações da Central de Cursos, o centro de compras e serviços ainda colabora com a Campanha de Inverno. “A solidariedade faz parte da essência da empresa, que não mede esforços para ajudar quem mais precisa”, garantiu.

Histórico
Em 2017, a Prefeitura de Jundiaí doou, por meio do Fundo Social de Solidariedade, 11.724 brinquedos novos, beneficiando 5.605 famílias. No total, participaram 79 entidades assistenciais.

Em 2018, com o início da parceria entre a iniciativa privada e o Poder Público para a compra dos brinquedos novos, 14.492 crianças foram contempladas. Ao todo, 9.718 famílias foram beneficiadas diretamente e 85 instituições participaram. Naquela ocasião, 24 empresas confirmaram a participação e contribuíram com parte da compra de brinquedos novos: 8.749 peças. Os demais itens foram adquiridos pela Prefeitura.