No dia 17 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural e a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri realizará uma live especial nesta terça-feira, às 18h, através das redes sociais Cultura Barueri Oficial no Facebook e no Youtube .

O tema da live será “Arqueologia nos Estudos de Licenciamento Ambiental” com o Prof. Dr. Marcos Rogério R. Carvalho, arqueólogo, historiador e educador, mestre e doutor em Arqueologia (MAE/USP), bacharel em História (FFLCH/USP) e licenciado em História (FE/USP). Carvalho também faz parte da empresa Ameríndia Brasil – Educação e Patrimônio Cultural, que presta serviço para a Consultoria A Lasca, uma equipe multidisciplinar que inclui especialistas em arqueologia, engenharia de projetos, educação e patrimônio.

O bate-papo abordará a atual ampliação da percepção do conceito de patrimônio histórico para cultural, incorporando os bens imateriais representativos da diversidade de manifestações culturais locais, relacionados aos modos de viver, aos saberes e às memórias e que necessitam de permanente pesquisa, reflexão, bem como de ações de valorização e preservação da sociedade e instituições públicas.

O Brasil e a cidade de Barueri possuem um enorme acervo de bens materiais e imateriais objetos de tombamento ou registro. O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é a instituição que administra o patrimônio histórico e cultural em nível nacional; em nível estadual é o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), e, em Barueri o Comphic (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Barueri).

“É muito importante conhecermos o patrimônio histórico e cultural de nosso município, Estado e país, pois é através de nosso passado que construímos nossa identidade sociocultural e que conseguimos estruturar elementos para criar um futuro melhor para nós e nossas famílias. Em Barueri, temos tombado pelo Iphan e pelo Condephaat a imagem de Nossa Senhora da Escada, e pelo Comphic, o Museu Municipal”, ressaltou Jean Gaspar, secretário de Cultura e Turismo.

Sobre a data
O dia 17 de agosto foi escolhido em homenagem ao advogado, jornalista, escritor e primeiro presidente do IPHAN, Dr. Rodrigo Melo Franco de Andrade, que faz aniversário nesta data.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri