Com um total de 5.240 doses aplicadas, o “Dia D” de Multivação, realizado no último sábado (dia 28) em Barueri foi um sucesso. A iniciativa, promovida em todo o Estado de São Paulo, registrou no município a aplicação de 2.222 doses contra a Influenza, 1.002 contra a Covid-19 e 1.470 da tríplice viral (anti sarampo, parotidite e rubéola). Também foram administrados vários outros imunizantes previstos no calendário nacional, já que os profissionais de saúde aproveitaram para fazer a atualização da caderneta de vacinação dos munícipes.  

O “Dia D” foi mais um esforço coletivo de imunização promovido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e teve por objetivo diminuir os baixos índices de cobertura vacinal não apenas em Barueri, mas um quadro que se repete na maioria dos municípios. Pelas diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, e também da Secretaria de Estado da Saúde, a meta é alcançar 90% da população conforme cada público-alvo preconizado.  

Para incentivar as pessoas a aderirem à imunização e animar a criançada, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância à Saúde, garantiu a presença dos personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha nas UBSs. 

Influenza  
As vacinas mais aplicadas foram as da Influenza, com 2.222 doses. O imunizante é disponibilizado para um público-alvo dos idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, indígenas, quilombolas, professores, pessoas com deficiência, caminhoneiros, forças de segurança, entre outros. Aqueles que ainda não se vacinaram contra o vírus da Influenza devem correr, pois têm só até 3 de junho (sexta-feira) para tomar o imunizante. 

A próxima sexta-feira (dia 3/06) também é o prazo para a imunização contra o Sarampo. Neste último “Dia D” foram 1.470 doses aplicadas, sendo que o público prioritário foi o das crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade e os trabalhadores da área da saúde. 

As vacinas podem ser tomadas em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade de segunda a sexta-feira durante seus horários de funcionamento. CLIQUE AQUI para conferir endereços e horários. 

Covid-19 
Além dos bons números registrados nas imunizações contra o Sarampo e a Influenza, destacam-se ainda as vacinas contra a Covid-19, com 1.002 doses aplicadas, e a tríplice bacteriana, que combate difteria, tétano e coqueluche, com 85 doses, mesma quantidade para poliomielite oral. Outros números de destaque: varicela, com 81 doses, e febre amarela, com 61 doses.  

Importante lembrar que Barueri continua vacinando todos os públicos aptos para a Covid-19 (1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses). Nesta segunda-feira (dia 30), inclusive, acompanhando o Estado, começou a aplicação da dose de reforço (3ª dose) nos adolescentes de 12 a 17 anos. A dose pode ser administrada após quatro meses dda segunda dose. 

Confira na tabela abaixo os números consolidados das vacinas ofertadas no Dia D, assim como as doses aplicadas:  

Vacina 

doses 

COVID-19  

1.002 

DTP/HB/Hib 

11 

DUPLA ADULTO 

39 

FEBRE AMARELA 

61 

HEPATITE A PEDIÁTRICA 

19 

HEPATITE B 

22 

HPV QUADRIVALENTE 

47 

INFLUENZA TRIVALENTE 

2.222 

MENINGOCÓCICA A CY W135 

23 

MENINGOCÓCICA CONJUGADA C 

28 

PNEUMOCÓCICA 10V 

23 

POLIOMIELITE INATIVADA 

11 

POLIOMIELITE ORAL (BIVALENTE) 

85 

RAIVA EM CULTIVO CELULAR VERO 

TRÍPLICE BACTERIANA 

85 

TRÍPLICE BACT.  ACELULAR (ADULTO)- DTPA 

TRÍPLICE VIRAL 

1.470 

VACINA ROTAVÍRUS HUMANO 

VARICELA (ATENUADA) 

81 

 

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri