O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), vinculado à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), conforme a Lei Nº 2.350/2014, realiza entre 3 de janeiro e 11 de fevereiro deste ano o processo de recebimento de documentos e de vistorias dos 512 veículos cadastrados para operar de forma regularizada no transporte escolar no 1º Semestre do ano letivo de 2022. 

O primeiro passo é a entrega da documentação para análise, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na rua da Prata, 725, Jardim dos Camargos, em Barueri. Na sequência acontece o agendamento, com horário determinado, para realização da vistoria na Rua Paulo de Frontin com a Rua Jardim Suspenso, na Vila Porto.  

Estando tudo regularizado junto à Prefeitura, o condutor está apto para trabalhar no município com transporte escolar.  

O serviço é uma espécie de renovação da autorização dos condutores que detêm o registro na SSMU, que tem como finalidade garantir um transporte mais seguro às crianças que utilizam os veículos para se locomoverem das escolas municipais até suas residências.  

“É muito importante. Estamos dando uma visão melhor para os pais, para que eles saibam que as vans que circulam pelo município são fiscalizadas pelo próprio órgão vinculado à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana”, explicou José Luiz Pinheiro de Oliveira, coordenador técnico de trânsito do Demutran. Ele acrescenta que o trabalho de fiscalização é aceito pelos condutores. “Percebemos uma grande responsabilidade, pois vêm a regularização do transporte como algo bom, que não permite uma concorrência desleal”.  

QR Code 

Como forma de garantir a veracidade dos condutores e condições dos seus respectivos veículos, a SSMU implanta do lado esquerdo do parabrisa do automóvel vistoriado um adesivo com QR Code, disponibilizado aos responsáveis pelos alunos como importante canal de consulta. “Esse aplicativo é instalado após verificarmos toda a documentação e estrutura do veículo. É também uma forma dos pais ajudarem a fiscalizar, visando colocar o seu filho, seu maior patrimônio, em transporte seguro”, acrescentou Priscila Cuani, encarregada do transporte escolar do Demutran. 

O QR Code traz informações como o número da Van, nome do condutor e da monitora. Para acessá-lo, basta o pai, a mãe ou responsável usar a câmera do celular. Na consulta, será possível saber se o veículo estará ativo (regularizado) ou não. E em caso de dúvidas, poderá ligar para (11) 4194-1400, ramal 115.  

APP Barueri 

Quem não tiver acesso ao QR Code, poderá solicitar ao motorista a ficha de autorização do transporte escolar. E além do aplicativo, o responsável pela criança poderá usar outra ferramenta da prefeitura: o APP Barueri, por meio do qual poderá fazer crítica, sugestão ou denúncia. Para tanto, é só clicar em “Educação” e “transporte escolar”. 

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri