Desde quando as atividades e os eventos culturais foram suspensos por conta da pandemia, a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri teve que se reinventar para continuar oferecendo ações para a população.

Além das aulas de artes que acontecem diariamente on-line, foi disponibilizado também conteúdo pelo canal do Youtube Cultura Barueri Oficial e foi criado também o programa “Cultura no Cotidiano Entrevista”, coordenado pelo secretário da pasta, Jean Gaspar, que entrevista professores das Oficinas de Artes e do Núcleo de Música, dentre outras personalidades que tenham relevância para a arte e a cultura. O programa acontece a cada quinze dias, sempre às quartas-feiras, às 19h, com transmissão pelo Facebook e Youtube.

O programa é uma oportunidade para o público, pais e alunos conhecerem um pouco mais a respeito de cada professor, sua formação, a influência e o apoio da família, por exemplo.

Nesta edição do dia 05 de maio, Jean Gaspar receberá o professor de artes visuais das Oficinas de Artes, Gilvan Frazão, que é formado em artes visuais e possui especialização em cerâmica. “A arte para mim foi o que mais me acolheu e me trouxe o valor de estar vivo. Vários artistas me influenciaram, como Pablo Picasso e Michelangelo, além das bandas  Titãs, Falcão, do O Rapa , Charlie Brown Jr., que se tornaram  inspiração para meus trabalhos.  Minha frase de motivação é: tudo é possível,  basta fazer”, afirma Gilvan.

O último programa teve a participação do professor e doutor João Candido Portinari, filho do artista Candido Portinari. Já passaram pelo “Cultura no Cotidiano Entrevista” os professores Nana Pequini (teatro), Ítalo Queiroz (música), Ana Paula Oliveira Corrêa (artes plásticas), Carol Resende (balé), Daniel Bernardes (teatro), Magda Torquato, entre outros.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri