A experiência de trabalhar com edição de vídeos, misturas e recombinação de imagens e outros recursos visuais em transformação pode ser aprendida na prática com a oficina “Reciclagem de Mídias – Vídeo Avatar”, disponibilizada pela Secretaria de Cultura e Turismo e pelo Museu da Imagem e do Som. Ela acontecerá nos dias 19, 21 e 22 de outubro, ao vivo, das 19h às 21h. Serão oferecidas 50 vagas para pessoas com idade a partir de 16 anos e as inscrições podem ser feitas aqui.

Um avatar pode ser uma representação pictórica de nós mesmos em um ambiente virtual, mas pode também ser o resultado de uma transformação, de uma metamorfose. A oficina pretende refletir sobre a questão do mundo-mídia, da subjetividade e sua produção nesse contexto a partir de exercícios simples. O propósito é dar insumos para professores, educadores, mães, pais e responsáveis por jovens para a aproximação ao contexto midiático. 

Na oficina haverá um misto de reflexão e criação de mídias (colagens, gifs e vídeos) a partir da re-combinação, da mistura de materiais pré-existentes e disponíveis na internet e em fontes impressas (jornais, revistas etc). Assim, os pequenos trabalhos criados serão a fonte para pensarmos o mundo, nosso lugar nele e nas informações que consumimos diariamente.

A condução da oficina ficará a cargo do professor Kaka, que é filme-designer, educador e programador. Seus filmes, video-instalações e textos foram expostos em museus, galerias e mostras individuais nacionais e internacionais. Como educador, coordenou o projeto “Fazer o Mundo Fazendo Vídeo” (2014-2016) e a ação formativa “SSS – South Small Sister” (prêmio Public Air Space), entre outros.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri