Atendendo a uma deliberação da última Conferência Municipal, o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou na manhã desta sexta-feira (28) mais uma reunião descentralizada, desta vez no Jardim São Camilo. Esta foi a segunda deste ano (a primeira foi realizada no Jardim Santa Gertrudes em março deste ano), e a sexta já realizada, e teve como objetivo fortalecer a aproximação e as ações com a comunidade, fazer um balanço das conquistas e desafios futuros e estreitar a integração entre os conselheiros e demais atores envolvidos.

Participaram do encontro, realizado no Escola Estadual Professora Maria José Maia de Toledo, mais de 30 participantes, entre conselheiros; servidores das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), da Casa Civil (UGCC) e de Promoção da Saúde (UGPS); moradores do bairro e do território de abrangência; conselheiros tutelares; representantes dos comitês municipais do Primeiríssima Infância e Criança Feliz; professores; representantes de entidades e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 33ª Subseção Jundiaí.

A presidente do CMDCA, Alda Maria Carrara, contextualizou o encontro num cenário de conquistas. “Próximos a comemorar, agora em julho, os 29 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), conseguimos trazer a mais um território a representatividade merecida em nossas discussões”.

Para Nádia Taffarello Soares, gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), à qual o CMDCA é ligado administrativamente, a proposta das reuniões é estreitar a relação entre o Conselho, a comunidade e o Poder Público. “Encontros como este promovido pelo Conselho facilitam o diagnóstico das conquistas e desafios da rede socioassistencial do Município no quesito proteção à criança e ao adolescente e promovem o estreitamento de laços entre a rede, moradores e representantes das entidades.

Conforme cronograma do Conselho, estão programadas ainda reuniões no jardim Vista Alegre em setembro e no Novo Horizonte em dezembro, em datas e locais ainda a serem divulgados.