Inaugurado no dia 21 de janeiro, o portal do CIT (Centro de Inovação e Tecnologia), um dos mais modernos e avançados do setor público, foi desenvolvido com a proposta de divulgar os serviços realizados pela pasta na criação e evolução de projetos que atendam de forma direta ou indireta a população.

O endereço do portal do CIT é http://portal.barueri.sp.gov.br/cit/ e está disponível no portal da Prefeitura de Barueri, na parte superior, na aba Secretarias / Centro de Inovação e Tecnologia – CIT (Portal do CIT).

Mais de 170 projetos podem ser acessados diretamente na homepage divididos nas categorias APP, Infraestrutura, Sistema e Secretarias, esta última permite que os setores da administração pública municipal tenham acesso aos sistemas desenvolvidos para as suas atribuições. Todas as aplicações estão em conformidade com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da ONU.

Na ferramenta há também informações de alguns serviços como os 410 km de fibra ótica (este material permite que os dados sejam enviados e recebidos com mais agilidade, segurança e qualidade) que dão suporte aos serviços públicos municipais, os 122 pontos de acesso gratuito à rede wi-fi gratuita e as 455 câmeras de vigilância, incorporadas ao Centro Integrado de Monitoramento (CIM) na Guarda Municipal. No caso do wi-fi e das câmeras é possível obter a localização no mapa de Barueri, através da integração da funcionalidade com o Google Maps, sendo que no monitoramento há o acesso a 60 câmeras em tempo real.

O trabalho desenvolvido não se resume somente ao que é realizado diariamente no ambiente de trabalho, há também registros de participações em eventos que permitem a troca de informações entre os setores público e privado no oferecimento de soluções para as questões do dia a dia. Tanto que o trabalho feito pelo CIT e essa troca de dados geram frutos como as premiações, que no caso de Barueri totalizam dez.

O novo portal também conta com as notícias relacionadas ao CIT e uma área dedicada à Cidade Inteligente (utilização de tecnologia para a melhora da qualidade de vida das pessoas com a participação dos munícipes).

De acordo com o administrador do CIT, Jonatas Randal, o portal da pasta traz transparência ao trabalho realizado e permite a possibilidade de parcerias do Centro com empresas e investidores.

“O novo portal do CIT propõe acima de tudo transparência, quanto aos projetos de tecnologias abarcados no município, com importantes serviços como, por exemplo, a disponibilização do mapa da localização dos pontos gratuitos de wi-fi, que estão espalhados por toda a cidade. Conta também com uma página totalmente dedicada às atividades de Cidade Inteligente. Desta forma, pretendemos que as empresas e investidores conheçam os recursos de tecnologia e a infraestrutura do município com o objetivo de que possamos estabelecer novos projetos e parcerias para acelerar ainda mais o desenvolvimento da cidade”, comentou o gestor.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui