Esta reportagem faz parte do especial “Barueri 72 anos: muitas vitórias pra contar”, em comemoração à emancipação do município, celebrado em 26 de março

Barueri sempre procura sair na frente, driblar as adversidades e se manter em constante crescimento. Tem sido assim ao longo de sua história, mais notadamente a partir da década de 80, com importantes investimentos visando sempre oferecer o que há de melhor à sua população. Ao longo dos seus 72 anos, Barueri investiu em importantes obras nas mais diversas áreas, que fizeram dela um exemplo para todo país.

Obras em andamento
Das obras em andamento, destacam-se a Praça das Artes; o Hospital Regional Rota dos Bandeirantes: uma conquista de Barueri para toda a região; o Parque Linear e o Parque da Juventude; a obra viária que vai ligar a avenida Café do Ponto com a ponte Antonio Macedo Arantes; o conjunto habitacional no Engenho Novo; e o Centro Esportivo do Jardim Silveira.

Escolas e maternais também têm toda a atenção. São, ao todo, 20 unidades, das quais sete estão sendo construídas, duas estão sendo reconstruídas e 11, reformadas. Além disso, há diversas obras de recapeamento asfáltico em curso, abrigos de pontos de ônibus, obras de acessibilidade, aterramento de fiação e instalação de lâmpadas de LED em todo o município.

Bonita e bem cuidada
Diariamente as equipes da Secretaria de Serviços Municipais (SSM) trabalham na manutenção de vias e próprios públicos de Barueri. Executam coleta de entulho, limpeza urbana, serviços de tapa-buracos e pequenas obras; reparos de alvenaria, elétrica, hidráulica, serralheria, telhado, pintura e marcenaria. No ano de 2020, até novembro, a SSM fechou a temporada com 344.708 atendimentos. O setor de áreas verdes, por exemplo, alcançou a marca de 1.106.568 m2 de serviços como jardinagem, podas e recuperação do paisagismo.

Saúde de primeiro mundo
Na área da saúde, os grandes projetos incluem desde a maternidade, sete prontos-socorros, dentre os quais um infantil, 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), uma Policlínica, três CAPS: o Infantojuvenil; o Adulto; e o AD; uma Farmácia Municipal, até a implantação do Hospital Municipal Dr. Francisco Moran (HMB). Mais recentemente a cidade surpreendeu a todos ao criar o maior Centro de Diagnósticos do Brasil, um Centro de Hemodiálise modelo e um Centro de Especialidades ampliado.

Complexos de lazer e esportes
Na área de esportes, dispõe do Ginásio Poliesportivo José Corrêa e da Arena Barueri e o Centro de Treinamento e Complexo Esportivo da Vila Porto. Também foi reconstruído o novo ginásio de esportes Paulo Melaré, no Engenho Novo. A infraestrutura nesse setor é enorme, incluindo praças esportivas, quadras poliesportivas, ginásios espalhados em diversos bairros, pistas de skate e até uma cancha de bocha.

Escolas em toda a cidade
A educação já soma 108 unidades só da rede municipal. A maioria foi construída do zero ou reconstruída, incluindo novos prédios de maternais, escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental em todos os bairros. Ganhou destaque nos últimos anos com o Centro de Referência da Primeira Infância e a implantação de plataformas educacionais inovadoras, como o Programa Google For Education e o uso de chromebooks em toda a rede de ensino.

Há também a Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri), que hoje mantém sete escolas que oferecem cursos técnicos profissionalizantes de nível médio, além de formação tradicional que vai do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Outro passe importante da Prefeitura no âmbito do ensino técnico profissionalizante se refere às parcerias do governo municipal e estadual para instalações da Fatec, Etec e Senai.

Ganha Tempo e Fórum
O Ganha Tempo Municipal é colocado à disposição do cidadão, mediante convênios e parcerias firmadas entre a Prefeitura, Governo do Estado, União e outros órgãos de atendimento público. Em 2019, a Prefeitura entregou ao Estado o novo Fórum da Comarca de Barueri. O prédio é considerado o mais moderno do Estado. 

Assistência Social
O prédio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), que engloba também o Fundo Social de Solidariedade e ampara diversos projetos que ajudam a população mais vulnerável a se reinventar, acaba de ganhar o Espaço Colaborativo: um local que engloba o bazar solidário permanente e dá aos alunos e ex-alunos das oficinas a oportunidade de exercer as atividades profissionais aprendidas e gerar renda.

Também mantido pela Sads está o Parque da Maturidade “José Dias da Silva”, para oferecer cuidado, lazer e qualidade de vida à população idosa da cidade. As seis unidades do Cras (Centros de Referência de Assistência Social) compõem essa rede.

Interligando a cidade
A Prefeitura tem criado alternativas para desafogar o trânsito nas principais vias de Barueri. Inclui-se aí o viaduto da avenida Ceci sobre o rodoanel Mário Covas e o alargamento da Via Parque, em Alphaville. A ligação da avenida José Dias da Silva com a avenida Aníbal Correia; a duplicação de trecho da estrada Yojiro Takaoka; e a Alça de Acesso do Viaduto dos Trabalhadores são mais algumas melhorias realizadas ao longo dos anos.

A Prefeitura também investiu na duplicação de trechos da estrada Dr. Cícero Borges de Moraes, na construção da ponte Akira Hashimoto sobre o Rio Tietê e na alça da marginal da rodovia Castelo Branco (km 22,5) com acesso ao Tamboré.

Casas e apartamentos 
A Prefeitura entregou conjuntos habitacionais em comunidades como Parque Imperial, Vale do Sol e Parque dos Camargos. Em seguida, por meio de sorteio, entregou 300 apartamentos a famílias nos Jardins San Diego e Paulista, e mais 700 unidades no bairro dos Altos. Também investiu na construção de 40 apartamentos no Engenho Novo e 160 no Jardim Paulista; além de 100 unidades no Engenho Novo e 100 no Jardim Tupan. 

Atendimento
Na última década, a Prefeitura investiu na construção de sedes próprias para as Secretarias municipais. Dentre elas foram implantadas a SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência), a Secretaria da Mulher e a Secretaria de Relações Institucionais (SRI). O novo e modernizado prédio do Ipresb (Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Barueri) compõe essa lista.

A atenção se estende a todos os bairros, como prova a construção e reconstrução dos centros comunitários do Engenho Novo, do Parque dos Camargos, do Jardim Paraíso e do Parque Imperial.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri