Durante os últimos quatro anos Barueri manteve o foco em trocar a iluminação tradicional da cidade por lâmpadas de LED: mais eficientes e econômicas. A esta altura a maioria das ruas já está mais iluminada, uma vez que cerca de 70% do município recebeu a melhoria.

Na última semana começaram as trocas das lâmpadas em todo o bairro do Tamboré, sendo as Alamedas Amazonas, Araguaia, Rio Pardo, Rio Velho, Rio Novo e a rua Rio Verde e a avenida Juruá alguns dos locais que já receberam a nova iluminação. A próxima etapa será levar o benefício às ruas e avenidas de Alphaville.

Mais clara, durável e barata para os cofres públicos
LED é a sigla para Light Emitting Diode, em inglês, que quer dizer diodo emissor de luz. O diodo é uma “plaquinha” que conduz eletricidade somente em um sentido. Uma lâmpada de LED é um conjunto de vários diodos emissores de luz. Há hoje no mercado uma diversidade imensa de lâmpadas de LED, que vão de cordões e fitas, passando pelo formato tradicional em bulbo, até as LEDs inteligentes que podem ser controladas por meio de celulares ou tablets.

As vantagens desta iluminação são inúmeras, pois as lâmpadas de LED têm vida útil muito maior do que as lâmpadas comuns. Modelos tradicionais podem durar até 7 mil horas, enquanto os tipos de LED chegam a durar até 50 mil horas. Isso quer dizer que se você deixar uma lâmpada LED acesa 24 horas por dia, demoraria quatro anos para ter que trocá-la; e caso deixe acesa por oito horas por dia, poderá durar até 17 anos. Com isso, não será preciso realizar a troca constantemente, o que gera uma grande economia aos cofres públicos com serviços de manutenção.

As lâmpadas de LED produzem mais luz (lúmens) por watt consumido, levando também à economia de energia: de 50% a 80% quando comparado às tecnologias tradicionais, resultando em redução de custo e de emissões de carbono. Nas lâmpadas incandescentes, mais de 90% da energia elétrica é desperdiçada em forma de calor (radiação infravermelha).

As novas lâmpadas vão ao encontro com a sustentabilidade que a cidade propõe, uma vez que uma das principais características das lâmpadas de LED é que elas são 100% recicláveis. Além disso, como esses modelos de lâmpadas não têm agentes tóxicos, não causam impactos ao meio ambiente e nem emitem poluentes.

O objetivo é concluir a instalação de LEDs em toda cidade até o final deste ano, trazendo mais segurança, eficiência e economia para todo o município.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri