Não é nada fácil ter de se submeter a um tratamento de hemodiálise. Três vezes por semana, durante quatro longas horas, os pacientes renais ficam ligados a máquinas que fazem o papel que o rim doente já não consegue fazer. Não há escolha, é uma questão de sobrevivência, no entanto, alguns fatores podem contribuir bastante para que a qualidade de vida dessas pessoas melhore, como poder fazer o tratamento mais perto de casa.

Foi para atender a esta demanda que a Prefeitura de Barueri investiu fortemente no seu novo Centro de Hemodiálise Dra. Sandra Vicenza Sarno, localizado em um anexo do Hospital Municipal de Barueri (HMB). As atividades do equipamento foram retomadas no dia 15 de maio e, de lá pra cá, a capacidade de atendimento triplicou. Antes, o local conseguia atender 100 pessoas no máximo, hoje, havendo necessidade, pode atender até 300 pacientes.

Maria do Rosário de Jesus sentiu na pele o impacto desse investimento. “É uma nova vida, porque sem isso eu nem conseguia cuidar das minhas filhas. Tenho duas crianças pequenas e não conseguia cuidar delas porque a gente incha muito, fica muito mal e fraca e quando o tratamento começa a gente já vê o resultado. É uma nova chance de sobreviver”, celebra a munícipe.

Zerando a fila da cidade

No momento, o Centro está atendendo 140 pessoas, mas a partir de 1º de julho mais 35 munícipes que aguardavam na fila começarão seus tratamentos localmente. Com isso, a Secretaria de Saúde conseguirá zerar a fila de moradores de Barueri que precisavam sair do município para fazer o tratamento.

 

 

 Além do esperado

Investir em tecnologia de última geração também foi uma preocupação da Prefeitura, que buscou por estações de diálise das mais avançadas disponíveis no mercado, conforme explica o médico nefrologista Agostinho Filgueira, coordenador da nefrologia do HMB. “Essas que a gente recebeu agora são máquinas mais modernas, tem alguns recursos a mais, máquinas que, em termos de tecnologia pra esse tipo de tratamento, são das melhores que existem”, garante o especialista.

Em Barueri, o Centro de Hemodiálise funciona de segunda a sábado e o atendimento é destinado exclusivamente a adultos. Antes da ampliação o serviço contava com 20 estações, hoje elas são 70 ao todo.