Crianças matriculadas no 1º ano do Ensino Fundamental nas escolas da rede de ensino de Barueri e Fieb (Fundaçao Instituto de Educação de Barueri) receberão acompanhamento para a prevenção e recuperação da saúde ocular por meio da campanha “Além do Olhar”, realizada pela SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência) em parceria com as Secretarias de Educação e de Saúde.

As formações aconteceram nesta terça-feira (dia 3). A campanha foi apresentada por Solange Lança, da SDPD, e Maurylaine Almeida Oliveira, a Mel, da Secretaria de Educação.

Após um minucioso treinamento realizado com profissionais das Secretarias envolvidas, orientadores educacionais de todas as unidades de ensino foram preparados para realizar os primeiros testes de acuidade visual nos ambientes escolares. A iniciativa acontecerá entre os dias 10 de maio a 10 de julho.

De acordo com Adriana Mavali, oftalmologista da Secretaria de Saúde de Barueri, os cuidados com a visão dos estudantes resultam na melhoria da qualidade de vida, da aprendizagem, além da redução da evasão escolar. “Estudos apontam que cerca de 20% das crianças em fase escolar têm alguma dificuldade relacionada à visão. Se detectado e cuidado o quanto antes, mais eficiente será o tratamento”, diz a especialista.

Após os devidos apontamentos implementados por intermédio de um sistema desenvolvido pelo Departamento Técnico de Tecnologia e Informação Educacional (DTTIE), todos os alunos que apresentarem dificuldade de leitura, sintomas ou sinais de doenças oculares serão encaminhados para consulta com especialistas nas unidades de saúde.

Assim que forem concluídas as consultas e comprovadas as necessidades, as crianças receberão pares de óculos providenciados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads).  Sempre assistidos por especialistas, os alunos que precisarem de acompanhamento serão encaminhados para tratamento especializado na rede municipal.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri