Até o dia 11 de dezembro centenas de artistas residentes em Barueri passarão pelo Centro de Eventos da cidade. Após todos cumprirem as etapas do regulamento da Lei Aldir Blanc se cadastrando, se inscrevendo e enviando o projeto para a apreciação da equipe técnica da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), começaram na segunda-feira (dia 30 de novembro) as gravações das apresentações.

Seguindo os protocolos de segurança sanitária, os funcionários da SECULT que estão trabalhando no evento fizeram a testagem para a Covid-19. Para evitar aglomerações, não há público participando das gravações e cada artista tem um horário específico para poder se apresentar.

Editais

Foram criados 10 editais, sendo um destinado para a manutenção de espaços culturais. A elaboração contou com a sugestão dos próprios artistas de Barueri, que durante o chamamento puderam contribuir com novas ideias que beneficiariam a classe. Foi criado um edital exclusivo para cultura afro-brasileira, diversidade LGBTQI+, música, dança, muralismo, artesanato e conto, entre outras categorias artísticas. Para a premiação o valor total é R$ 1.237.120,00.

Ao toso serão 174 apresentações gravadas no Centro de Eventos. O auditório B recebe as apresentações musicais, enquanto o A está destinado aos artistas que produzem esquetes teatrais, contação de história. Foi montada ainda uma sala para aulas e workshop de artesanato, oficina de cartoon, mágica e outras atividades.

Bernardo Jack e Tama abriram os trabalhos com o melhor do rock and roll. “Essa é a primeira vez que tocamos às 8h, super cedo, mas com todo o apoio e a estrutura da Cultura foi uma experiência maravilhosa”, disse Jack. “Começamos a semana com o pé direito, foi uma super energia tocar hoje, gostamos muito”, acrescentou Tama Froglia.

A cantora lírica Jayana Paiva ficou feliz em fazer parte da apresentação. “Achei muito interessante a Prefeitura nos disponibilizar esse espaço, ficamos muito felizes em nos apresentar em meio à pandemia. Foi muito bacana estar no palco com o meu esposo, criamos o Duo durante a quarentena. Quero agradecer a equipe da Cultura que foi prestativa conosco e espero que em breve a gente possa fazer shows em Barueri.”

O secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar, parabenizou toda a equipe da Cultura por ter se mobilizado e por não medir esforços para realizar essa ação, que beneficiará uma das classes mais prejudicadas pela pandemia. “Em Barueri, tivemos um resultado surpreendente, pudemos cadastrar centenas de artistas, além de também atualizar os dados. Conversei com secretários de outros municípios e todos afirmaram o quanto foi difícil esse processo, mas o importante é que conseguimos nos ajudar e concluímos com sucesso este trabalho que muito nos orgulha”, ressaltou.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri