Anexada à Secretaria da Mulher de Barueri, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) passa a ter atendimento 24 horas, ampliação esta que reforçará o combate à violência contra mulher na região.

A inauguração oficial do novo formato de serviço interrupto da DDM aconteceu na sexta-feira (dia 22), no Espaço Ruth Cardoso, e contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, como a participação por videoconferência do governador João Doria.

“Esse é mais um passo importante dado pelo Governo de São Paulo, pela Prefeitura de Barueri em defesa da Mulher”, disse o governador.

Desde o dia 1º de outubro a DDM de Barueri teve o seu plantão reforçado e seu efetivo ampliado com o aumento no número de investigadores, delegados, auxiliares e escrivães. A unidade, que é a primeira da região a funcionar 24 horas, fará o atendimento de ocorrências de outras cidades, como Jandira, Itapevi, Carapicuíba, Cotia, Vargem Grande Paulista, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.

Vale lembrar que a Delegacia de Defesa da Mulher de Barueri possui atendimento especializado quanto a proteção da mulher em situação de violência. Isso quer dizer que, além de responder pela sua segurança, conta com a extensão desse acolhimento por meio de ações integradas com a Secretaria da Mulher, garantindo apoio total à vítima.

“Esse espaço integrado atende a legislação de primeiro mundo. Temos a integração entre a assistência jurídica, social e psicológica e do trabalho de polícia judiciária, além de contar com a atuação de outros órgãos, como a Guarda Municipal, que faz um projeto de fiscalização do cumprimento de medidas protetivas”, afirma Amélia Bretas, delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Barueri.

A secretária da Mulher, Giani Cristina de Souza, reforça que a ação em conjunto com a DDM é um grande diferencial no combate à violência.

“As munícipes podem contar com atenção integral dada pelo estado e pelo nosso município através de uma série de ações e políticas públicas, que contribuem para que a mulher que é vítima, de fato, seja protegida e tenha respaldo para sair do ciclo da violência. A ampliação no atendimento da DDM para 24 horas só reforça que a violência contra mulher não tem dia e nem hora para acontecer”, lembra a secretária.

Representantes do alto escalão da segurança pública do Estado também marcaram presença no evento, como o secretário de Estado de Segurança Pública, João Camilo Pires de Campos, o secretário Executivo de Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, e a delegada de Polícia e coordenadora Estadual das DDMs, Jamila Jorge Ferrari e Ruy Ferraz Fontes, delegado Geral da Polícia Civil de São Paulo.

A DDM de Barueri fica na Avenida Sebastião Davino dos Reis, 756, na Vila Porto. Os telefones de contato são (11) 4198-0522 ou (11) 4198-3145.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri