O auditório e o mezanino do Teatro Municipal Glória Giglio estavam completamente lotados durante a cerimônia de entrega de certificados aos 399 alunos do Curso de Libras da Secretaria de Assistência Social (SAS), e da aula inaugural das novas turmas, com 1.135 alunos inscritos. Essa foi a maior procura registrada pela secretaria de interessados em aprender a Língua Brasileira de Sinais, por meio do Projeto “Libras para Todos”, que tem por objetivo a inclusão social da pessoa com deficiência dentro e fora do município.

O prefeito Rogério Lins acompanhou todo o evento e ficou satisfeito com o resultado, demonstrando ao público o gesto que aprendeu, traduzindo: “Eu amo vocês”, em lígua brasileira de sinais.

“Esse é um dos cursos que a prefeitura oferece que tem muita procura. Quem acompanhou o discurso de posse do presidente, certamente se emocionou ao ver a primeira-dama do Brasil fazer seu discurso em Libras. Isso tem motivado muitas pessoas a aprender a se comunicar por meio dos sinais. Eu mesmo já aprendi alguns gestos e estou muito feliz. Agradeço a todos os envolvidos neste projeto, ao Cláudio, aos funcionários da Assistência Social, ao Legislativo, que nos apoia, e aos professores Sérgio e Karleny, que dividem o seu conhecimento e merecem o nosso respeito”, destacou.

Após sua fala, o prefeito Rogério Lins deu início a entrega símbolica de certificados, entregando à aluna Milene Borges, o certificado do módulo básico.

“Cada vez mais as pessoas precisam ser efetivamente incluídas. A Libras é uma forma importante para que haja maior integração familiar e social. Compreendemos a importância desse trabalho e nos esforçaremos para dar continuidade ao projeto. Parabenizo aos nossos professores, que tocam o curso com muito carinho e responsabilidade, e a você, prefeito, que acredita no trabalho e tem em seu governo uma gestão de integração de pessoas”, disse Cláudio Piteri.

O curso de Libras possibilita ao aluno aprender um segundo idioma, já que a Libras é reconhecida como a segunda língua oficial brasileira, através da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002.

O curso oferece os módulos básico, intermediário e avançado. No módulo inicial os alunos aprendem sobre a estrutura gramatical, o alfabeto e os colocam em prática. Assim que concluída todas as etapas, o aluno estará capacitado para se comunicar.

A plateia pode conferir esse trabalho de perto na apresentação do Coral de Libras “Atitude e Ação”, da SAS, formado pelos alunos e professores. O grupo fez a representação das músicas “Atrasadinha”, de Felipe Araújo & Ferrugem; “Clareou”, de Diogo Nogueira, e “Você não soube me amar”, da banda de rock brasileiro, Blitz, unindo libras e a dança.

O evento contou ainda com uma apresentação de dança da Academia Panteras, que há 39 anos atua em Osasco, além da Aula Inagural ministrada pelo professor Sérgio Medina, que estava acompanhado pela professora Karleny, entre diversas outras atrações.

Participaram do evento, o vereador Cláudio da Locadora; o chefe de Gabinete, José Carlos Vido; os secretários adjuntos Alexandre Capriotti, da SAS, e Thiago Silva, da Comunicação; a diretora de Proteção Social Básica (DPSB); a esposa do secretário Cláudio Piteri, Viviane Piteri; a coordenadora da Coordenadoria de Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Promoção da Igualdade Racial e Diversidade Sexual, Simone de Carvalho; Bruno Pimentel, presidente do Conselho de Promoção e Igualdade Racial (COMPIR), e Salomão Júnior, presidente do conselho PcD de Osasco, entre outros.

 

Serviço

Unidades que oferecem o curso de Libras

Secretaria de Assistência Social – Centro de Convivência da Vila Yara

Zona Sul: CRAS 1º de Maio – CRAS Veloso – CRAS Padroeira – CRAS Km 18

CRAS Santo Antônio

Zona Norte: CRAS Rochdale – CRAS Munhoz Jr – CRAS Bonança – CRAS Piratininga

Mais informações sobre novas turmas podem ser obtidas na Coordenação do Projeto “Libras Para Todos”, pelo telefone (11) 2183-6728, falar com Jeronisa ou Karleny, ou na Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua da Saudade, 180, Jardim Bela Vista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui