Atletas formados pelo Barueri Esporte Forte são convocados para Seleção Militar de Futebol

0
57

No último mês de abril, Leonardo Tavares e Yan Burin, ex-atletas da Secretaria de Esportes da Prefeitura, por meio do Programa Barueri Esporte Forte, se apresentaram à Seleção Militar Brasileira de Futebol, convocados para a temporada 2021.

Os jovens, que receberam formação esportiva na cidade e integraram as Equipes de Competição do Programa entre os anos de 2018 e 2020, chegaram ao Centro de Capacitação Física do Exército, no estado do Rio de Janeiro, e se preparam para o Campeonato Carioca série C, com início previsto para o próximo dia 22 de maio.

Ingresso à seleção em 2020
A incorporação dos jovens à Seleção Militar Brasileira de Futebol foi viabilizada no ano de 2020, graças à estreita parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, e o Exército Brasileiro.

Os atletas passaram pelo processo seletivo e ocuparam as vagas de estágio, por meio do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, o PAAR, que tem o objetivo de introduzir esportistas de elevado desempenho às seleções militares.

Dia-a-dia militar
Os desportistas iniciaram a carreira militar no mês de julho de 2020, com o estágio de Formação Básica (30 dias de duração), aplicado no Centro de Capacitação Física do Exército, no Rio de Janeiro. Lá foram apresentados ao dia-a-dia militar e preparados para competições nacionais e internacionais, além de serem incorporados como soldados recrutas ou sargentos do quadro técnico com habilitação em atividade física e desporto de alto rendimento.

Sobre o programa
O Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do Exército Brasileiro foi criado em 2009, com o intuito de fortalecer a equipe da Força Terrestre e a Seleção Militar brasileira nas competições militares internacionais, em eventos esportivos de alto nível. Hoje, o PAAR já é considerado engrenagem de sucesso aos atletas do Brasil.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri