Devido à pandemia, o Profesp (Programa Forças no Esporte), que a Prefeitura de Barueri mantém em parceria com o Exército Brasileiro, ficou paralisado por mais de um ano, mas já têm data para retornar: 23 de agosto.

Os educadores da Secretaria de Esportes, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) e os representantes do Exército Brasileiro se reuniram na tarde desta terça-feira, dia 17, para definir as condições de retomada das atividades de maneira a não contribuir para a disseminação do novo coronavírus.

A rotina
Os alunos do Profesp saem de cada um dos CRAs (Centros de Referência e Assistência Social) de Barueri (Jardim Silveira, Jardim Belval, Jardim Paulista, Engenho Novo, Jardim Mutinga e Parque Imperial) em quatro ônibus diretamente para a Vila Militar de Oficiais do Exército Brasileiro.

“Os cerca de 200 alunos recebem um almoço e logo após passam por instruções dos militares”, revela Domingos Franchini, coordenador-geral do Profesp. “As moças e os rapazes cantam diariamente o Hino Nacional Brasileiro, treinam ordem unida e recebem valores como patriotismo, hierarquia e disciplina”, complementa o tenente Omar Curi, do 20º GACL (Grupo de Artilharia de Campanha Leve).

A seguir, são divididos para a prática de atividades esportivas (futebol, vôlei, basquete e karatê). Todos os alunos passam por todas as modalidades. “Há também xadrez, RPG e reforço escolar para os que tiverem dificuldade de aprendizado”, revela Renata Pimentel, coordenadora de atividades. Ao final dos trabalhos, recebem um lanche.

São aceitos alunos a partir dos oito anos, que deverão frequentar o Profesp no contraturno escolar. Depois de alguns anos, eles poderão integrar o “Profesp Elite”. Nele, o jovem recebe qualificação profissional e é encaminhado para o mercado de trabalho em Barueri. “Mesmo com a pandemia, conseguimos empregar 8% dos nossos alunos no ano passado”, esclarece Franchini.

Medidas de segurança
 A partir do reinício das atividades, todos os alunos terão a temperatura aferida no embarque no ônibus e também na chegada à Vila Militar. Os jovens foram reescalonados em quatro pelotões para que não haja aglomerações.

Os alunos que embarcarem durante o percurso de ida, ficarão afastados dos demais até a chegada ao destino. As novas determinações quanto ao uso do uniforme e demais procedimentos também foram abordados. Devido à necessidade de avaliar a eficácia das medidas de retorno, o Profesp não aceitará matrículas de novos alunos.

Equipe completa:
Coordenadores militares: tenente Omar Curi e sargentos Ernandes Veloso e Vinicius Bumerad;
Basquete: prof. Cristiane Vergueiro;
Futebol: prof. Robson Novaes;
Karatê: senseis Andrew Marques e Rhayslan Coelho;
Vôlei: prof. Allan Sabatine;
Reforço Escolar (abrangendo defasagem escolar e dificuldade de aprendizagem): profs. Monica Tamashiro e Simone Libório;
Oficina de Jogos (envolvendo Xadrez/RPG): Vivaldino Santos e equipe.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri