Desde 2020, com o início da pandemia, o Núcleo de Dança da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri vem se ajustando rapidamente às novas formas de ensinar e aprender. Nesse contexto, o uso das tecnologias e as aulas remotas emergiram como alternativas para dar continuidade às atividades de dança.  Além das aulas virtuais, os professores se reinventaram e organizaram espetáculos de fim de ano com cada participante em sua casa.

A gestão do Núcleo de Dança já começou a preparar as bailarinas para o retorno às aulas do ano letivo de 2021, já que elas precisam manter-se conectadas ao universo da dança a fim de preparar o físico para a incessante transformação corporal que as aulas de ballet proporcionam.

“O retorno presencial será gradual e traz à luz a necessidade do ensino híbrido, que promove uma mistura entre o ensino presencial e a proposta de ensino on-line, integrando a dança à tecnologia. Provavelmente será em março, mas ainda não está definido, depende de qual fase do Plano São Paulo estaremos. Se voltar presencialmente, seguiremos rigorosamente todos os cuidados e protocolos de segurança sanitária”, ressaltou Jean Gaspar, secretário de Cultura e Turismo.

Com esse intuito, estão sendo realizadas atividades por meio de vídeoaulas com a proposta de preparação física visando o retorno às aulas presenciais. Além de receberem o material virtual, as alunas participam também de interação, via plataforma Zoom, na qual os professores fazem correções e acompanham o desenvolvimento de cada aluno.

A professora de ballet Carol Resende é uma das responsáveis pela organização das vídeoaulas. Ela afirma que para o retorno em 2021 foram preparadas aulas que possibilitassem a realização de exercícios focados em uma preparação física, com cardio, fortalecimento muscular e movimentos de isometria. Foram utilizadas também técnicas como Floor-Barre, que é a barra no chão e que ajuda no preparo da musculatura, proporcionando desenvolvimento da técnica do ballet clássico.

Uma série de conteúdos foram gravados e produzidos pela equipe da Secretaria de Cultura. “Sem dúvida, o que mais esperamos é pelo retorno presencial. Mas ficamos felizes demais em poder retornar, mesmo que on-line inicialmente, pois não tem alegria maior do que sentir do outro lado da câmera a energia gostosa vinda das alunas com essa vontade tão boa de voltar a dançar. As bailarinas podem se ver, conversar, perceber que apesar de longe ainda estamos juntos e isso é maravilhoso”, destaca a professora Carol.

Ariane Anderaos, professora de ballet responsável pelos encontros virtuais via Zoom, comentou sobre a possibilidade do retorno presencial das aulas. “A expectativa é grande. Preferimos trabalhar presencialmente com as alunas, mas temos em mente, em primeiro lugar, a segurança: tanto das alunas quanto dos funcionários e familiares. Estamos ansiosos para o retorno, respeitando todas as orientações, tomando todas as providências e cautelas necessárias para que a gente possa fazer isso com muita segurança”.

O Núcleo de Dança já está estruturado para receber os alunos e sua equipe técnica e administrativa está capacitada para garantir o cumprimento das medidas de higiene e segurança sanitária para proteção e prevenção à Covid-19 no retorno das aulas presenciais.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri