A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação e do Fórum Municipal de Educação, realizou a “3ª Conferência Intermunicipal de Educação da Grande São Paulo Oeste”. O evento reuniu instituições e organizações envolvidas com a educação básica, profissional e superior de dezesseis municípios que compõem o polo da cidade para a discussão da temática da Conferência Nacional de Educação – CONAE.

O secretário de Educação, José Toste Borges, recepcionou os participantes das cidades de Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista, além de explicar que os objetivos da conferência são monitorar e avaliar o cumprimento do Plano Nacional de Educação, propor políticas, metas e estratégias. “As conferências são um espaço democrático com o apoio institucional do poder público para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional”, concluiu o secretário.

Durante o encontro, os participantes assistiram a palestra regida pela coordenadora do Fórum Estadual de Educação do Estado de São Paulo, professora e mestre Conceição Aparecida Fornasari, sobre a temática: “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

A programação teve três momentos importantes, sendo: plenária de leitura e aprovação do regimento interno; assembleia dos oito eixos que compõem o documento referência da CONAE, e a eleição dos 42 delegados, os quais participarão da etapa estadual da Conferência Nacional a realizar-se conforme cronograma do fórum estadual de educação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui