Vacinômetro pode ser conferido no Portal da Saúde Barueri

0
74

Totalmente repaginado, o Portal da Saúde de Barueri, criado graças à parceria da Secretaria de Saúde com o Centro de Inovação e Tecnologia (Cit), acaba de incluir mais uma funcionalidade: o Vacinômetro municipal.  

Buscando dar ainda mais transparência às informações relacionadas à pandemia, a nova página traz os números atualizados diariamente das vacinas aplicadas em Barueri contra a Covid-19. 

“Esses são dados muito dinâmicos, já que a vacinação está ocorrendo a todo vapor aqui na nossa cidade, além de representarem informação de total interesse público. Então, disponibilizá-los no nosso Portal é a forma mais prática de manter a população ciente também dessa ação”, explica o secretário de Saúde, Dionisio Alvarez Mateos Filho.  

Além de detalhar o número total de doses aplicadas por dia e indicar o quantitativo referente à primeira e à segunda dose, o Vacinômetro indica também a porcentagem das aplicações por sexo, o total de doses aplicadas por idade e as doses aplicadas por mês. Tudo bem detalhado, mas sem perder a objetividade para o fácil entendimento de todos.  

“O Vacinômetro é mais um exemplo de como a tecnologia pode democratizar cada vez mais o acesso à informação. De extrema importância, principalmente em órgãos públicos, que zelam pela prestação de contas e a informação séria e de qualidade, esse tipo de plataforma mantém o cidadão sempre atualizado de forma simples, rápida e automática”, pontua o administrador do Cit, Jonatas Randal.    

O Portal da Saúde reúne diversas outras informações e serviços, como o próprio agendamento de vacina, marcação de consultas, verificação de consultas agendadas, histórico do paciente etc. 

100 mil vacinas aplicadas 
Nesta semana, mais precisamente na sexta-feira (dia 11), Barueri atingiu um importante marco na luta contra a Covid-19: a aplicação de 100 mil doses de vacina. Desse total, uma média de 72% refere-se à primeira dose e 28% à segunda. A cidade também comemorou, no início da semana, a realização de 100 mil exames de RT-PCR para detecção da doença causada pelo novo coronavírus, coletados nas tendas ao lado do ginásio de esportes José Corrêa desde setembro do ano passado e também nos prontos-socorros municipais. 

Atualmente a cidade está imunizando pessoas a partir dos 50 anos de idade, gestantes, puérperas com até 45 dias do parto, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos e trabalhadores da educação. Há estoque de vacinas CoronaVac (para gestantes e segunda dose), AstraZeneca e Pfizer.   

Gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência podem dirigir-se a um polo de vacinação sem a necessidade de agendamento. 

Os demais grupos preconizados podem agendar sua vacina tanto pelo Portal da Saúde, quanto pelo APP Saúde Barueri, o call center, no número (11) 4349-0600, ou na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. Devido à grande procura o sistema pode passar por instabilidades, sendo interrompido em algumas situações, mas basta tentar novamente após algumas horas. 

Faça o pré-cadastro no Vacina Já 
Para facilitar o acesso de todos à vacina, independentemente da idade, a Prefeitura solicita aos que ainda não foram vacinados que façam o pré-cadastro no portal Vacina Já, do governo estadual. Esse procedimento facilita para as Secretarias de Saúde municipais quanto o acesso às informações de cada cidadão e também diminui bastante o tempo de atendimento no dia da imunização.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri