A Guarda Civil Municipal de Osasco (GCM) realizou neste mês de março exposição na qual apresentou ao público do Shopping União seus equipamentos e serviços. O evento aconteceu no piso do Poupatempo e integrou as comemorações de aniversário dos 57 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

Anualmente, a GCM promove a exposição para mostrar à população como é feito o  trabalho da corporação, bem como os equipamentos são utilizados nas operações, com o intuito de aproximar a sociedade dessa importante instituição de segurança pública municipal.

Durante 15 dias os agentes se revezaram na mostra que teve como itens modelos de armamento, fardas, botons, boinas e capacetes, bonecos fantoches utilizados no Teatro Fantoche, realizado nas escolas por equipes da Ronda Escolar. Também foi apresentada uma moto da ROMO, sucesso entre a criançada, e uma bicicleta que faz rondas pelos parques, centros comerciais e bairros.

Cada visitante recebia a atenção dos agentes que explicavam o funcionamento dos equipamentos, bem como destacavam a história da instituição.

A exposição contou com a presença de funcionários e frequentadores do shopping, amigos e familiares dos agentes civis e autoridades.

A GCM

Vinculada à Secretaria de Segurança e Controle Urbano (Secontru), a GCM Osasco comemorará o Dia do Guarda Civil, dia 18/6, e os seus mais de 30 anos de atuação. Criada em 1986 como Guarda Escolar, em 1990 foi instituída como Guarda Civil Municipal.

O prefeito Rogério Lins vem investindo cada vez mais na Corporação para melhorar o trabalho de seus agentes, que têm realizado um intenso serviço de proteção ao patrimônio público e na ajuda à PM e à Polícia Civil no combate ao crime.

Entre as melhorias recebidas estão o Plano de Carreira e Salários da Guarda, o aumento do efetivo, que dobrou a quantidade de agentes e aquisição de novas  viaturas e motos, entre outros.

 

ROMU

Além disso, no início do ano, através da Lei Municipal nº 4941, de 21 de janeiro de 2019, a Prefeitura criou a Ronda Operacional Municipal (ROMU), que integra o Núcleo de Operações Especiais (NOE) e reúne guardas com treinamento especial promovido pela ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) de São Paulo.

Dentre as atribuições da ROMU estão o patrulhamento técnico e tático municipal, o gerenciamento de crises, e o apoio às solicitações dos órgãos municipais, estaduais e federais. Assim, o grupo passa a ser uma espécie de “tropa de elite” de Osasco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui