Semana Nacional do Trânsito terá palestras e blitzes educativas

0
26

A cidade de Barueri, por meio do Demutran, ligado à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), realizará uma série de ações na Semana Nacional do Trânsito (SNT), de 19 a 24 de setembro, tendo como temática: “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsitoPara esse período, o município programou blitzes educativas e palestras sobre alterações da Lei 14.071/2020,  que define novas regras no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no País.

As ações do Demutran/SSM serão em conjunto com as empresas CCR, Ifood, Porto Seguro e Yamaha – parceiros envolvidos no dia a dia do trânsito.

Barueri se baseia no Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que, a fim de propor debates e reflexões, traz como tema neste ano: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. As ações municipais, assim como em todo País, serão realizadas com o objetivo de conscientizar, principalmente, todos os modais (ciclistas, motociclistas e pedestres) que mais sofrem acidentes de trânsito, incluindo vítimas fatais.

De acordo com Jaime Matos, diretor da Detec (Divisão de Educação no Trânsito e Estatística de Qualidade), setor ligado à SSMU, a programação deste ano está bastante ‘recheada’ com um conjunto maior de ações.

Blitzes educativas
A primeira delas será para ciclistas, no domingo, dia 19, das 5h às 12h, em Alphaville. O evento acontecerá na rotatória da avenida Andrômeda com a Via Parque, perto do Parque Ecológico Tietê, com “oficina móvel” para pequenos reparos preventivos em bicicletas.

Na terça-feira, dia 21, acontecerá a segunda blitz educativa para motociclistas no estacionamento de motos, na alameda Madeira, em Alphaville. Na quinta-feira, 23, será realizada a terceira e última blitz educativa da programação na praça de pedágio do Km 21 da rodovia Castello Branco, no Jardim Santa Cecilia (divisa com o bairro Tamboré), em Barueri. Nos dois locais, as atividades ocorrerão das 10h às 16h, com simulação de “ponto cego” e frenagem.

Nessas três blitzes, os participantes receberão ainda material informativo e brindes promocionais. Para simulação de “ponto cego” e frenagem, parceiros cederam caminhão e piloto para melhor orientar os motociclistas.

Palestras para motoristas
No período de 20 a 24, das 9h às 14h, profissionais do Demutran vão abordar o tema “Os efeitos da Pandemia para o Trânsito” em palestras proferidas para motoristas das secretarias municipais de Barueri, no auditório da SSMU, na rua da Prata, 725, no Jardim dos Camargos (bairro Boa Vista).

Nos cinco dias, o Demutran falará sobre as principais atualizações da nova lei do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dentre as alterações que impactarão a vida dos condutores brasileiros está o limite de pontos na CNH, bem como da sua validade. Porém, ainda há outras medidas importantes que certamente merecem a atenção dos motoristas. São elas, por exemplo: aumento da validade da CNH; novos prazos para indicar condutor infrator e enviar a defesa prévia; novo prazo máximo para julgamento de recursos; toxicológico obrigatório para obtenção, renovação de CHN nas categorias C, D e E; farol baixo em rodovias; conversão automática de multa em advertência e exames da CNH realizados com especialistas.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri