Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema) lançou o projeto “Plantio Através da Semente”. A iniciativa conta com o apoio do Viveiro Municipal. A medida consiste no plantio de 2.400 sementes de ipê amarelo em tubetes para mudas que, após um ano do seu plantio, no Dia da Árvore em 2022, serão entregues aos alunos da rede municipal de ensino com o intuito de conscientizar as futuras gerações sobre o plantio e conservação da flora, buscando reverter os impactos que o meio ambiente tem sofrido.

Educação Ambiental
A modalidade atua de modo a mobilizar as pessoas sobre as questões ambientais e de sustentabilidade. O trabalho visa transformar em multiplicadores os jovens da rede municipal de ensino, de modo que espalhem a ideia de plantar mais árvores e mantê-las saudáveis para o benefício das futuras gerações e do planeta.

Para o gestor de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira – o Bidu -, “a Educação Ambiental é uma questão muito importante, que Barueri dá muito valor, porque através dela a gente vai mudar hábitos. É importantíssimo lidar com a criançada, elas já crescem com o hábito diferenciado do adulto, o adulto é mais difícil de você educar, mas as crianças são vigilantes da natureza, as crianças vão educar os pais, falando para o pai não jogar o lixo no chão, reciclar, por isso trabalhamos muito nessa questão”, salienta Bidu, que também é biólogo.

Em Paralelo
Em conjunto com o projeto citado acima, o Viveiro Municipal começou, no mesmo dia, o plantio de 60 mudas de ipê amarelo na rua que fica paralela ao cemitério municipal, na ligação da rua Anhanguera com a estrada de Jandira, no sentido Jardim Silveira.

Reconhecimento do Estado
O órgão ambiental de doação e plantio de mudas está passando por reestruturação para se adequar às normas estabelecidas pelo Estado para se tornar oficialmente, em breve, um dos viveiros certificados. Isso vai projetar Barueri na proteção e cuidado com o meio ambiente.

Solicite a sua muda
Os interessados em adquirir mudas podem procurar a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 1.124, no Centro, mais especificamente no Departamento de Parques e Viveiros, apresentando um documento oficial com foto e um comprovante de residência atualizado. Lá, serão dadas orientações para o plantio, feita a análise da área por georreferenciamento etc.

O munícipe deve apresentar um projeto de plantio dessas mudas e assinar um termo de responsabilidade, assumindo a manutenção da planta por um período de quatro anos. Além disso, após a entrega, a equipe do Viveiro Municipal faz a vistoria da área que vai receber a planta. O fornecimento está vedado a cinco unidades por CPF ou CNPJ, e a retirada, após autorização, deve ser efetuada no próprio Viveiro, dentro do Parque Ecológico de Barueri, na avenida Doutor Dib Sauaia Neto, 1.600, em Alphaville. O telefone para mais informações é (11) 4191-9844.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri