A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com os grupos Anjos da Mata Atlântica e Arborizando Osasco, realizou a manutenção da floresta urbana da cidade às margens do Córrego João Alves, da Avenida Sport Club Corinthians, altura da Unifesp.

O plantio da floresta urbana foi realizado entre os meses de setembro e novembro do ano passado, e a manutenção consistindo em corte de espécies exóticas prejudiciais à floresta, verificação da saúde das mudas nativas, bem como a cobertura, no centro da floresta, com serrapilheira, camadas de restos de folhas, galhos e demais partes vegetais que revestem superficialmente o solo e tem como função alimentar os ecossistemas florestais.

Além da manutenção, foram plantadas outras 40 mudas das espécies de araucária, tucaneiro, ipê verde, fruta de canário, fruta do sabiá, jerivá e o ficus mata pau.  

A SEMA tem atuado ainda na implantação de novo paisagismo nos parques, vias e praças, como as avenidas Cruzeiro do Sul e Brasil, que recentemente receberam mudas de várias espécies já conhecidas pelos munícipes como lírio, cinerária, salvia e cordelínea, planta roxeada que ressalta aos olhos por sua exuberância em contraste ao verde; e os 88 coqueiros instalados no Calçadão de Osasco, que passaram por manutenção, com retirada das folhas grandes e cocos-verdes com o objetivo de zelar pela segurança dos passantes e comerciantes, além de melhorar a estética do principal ponto comercial do município.

A secretaria também tem participação no mutirão “Amor por Osasco”, realizado poda e supressão de árvores. Por semana, a média varia entre 100 e 150 árvores podadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui