Mais uma vez, a Segurança de Barueri ganhou destaque por sua atuação no combate à criminalidade. O secretário de Segurança Urbana de Poá, Carlos Setsuoacompanhado por dois guardas municipais de sua cidadeesteve no município para conhecer o trabalho e estrutura da Guarda Civil Municipal 

“Fomos informados pelos comandos das polícias Militar e Civil de que em Barueri há o desenvolvimento de um trabalho em conjunto, em que os índices de criminalidade tiveram uma redução que está sendo mantidaque é mais difícil. Isso chamou a atenção e nos fez vir até aqui, relatou. 

O objetivo da visita foi conhecer e entender o sistema de videomonitoramento barueriense, além do funcionamento do Sistema Detecta. Porém, em um rápido passeio pelas dependências do Batalhão Coronel Edson Santos da Silva (que sedia a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, responsável pela Guarda)outros fatores causaram boa impressão. “A questão dos recursos humanos e do atendimento humanizado prestado ao profissional de Barueri é a mais avançadaHá salas de treinamento, fisioterapia e um armamento de pontaenumerou o secretário poaense.  

 

Casa cheia 

No mesmo dia, a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) de Embu das Artes também visitou Batalhão. Com patrulhas bem equipadas e um efetivo altamente treinado, a Romu de Barueri é outra referência na região. Para o inspetor Lourenço, coordenador da Romu embuense e formado pela GCM de Barueri, o diálogo é para o desenvolvimento. “A gente procura sempre o que tem de melhor. Viemos pegar informações e levar à nossa instituição para oferecer um serviço de qualidade.   

 

Estrutura 

Barueri tem se revelado uma cidade modelo no quesito segurança pública. Nos tornamos referência, não apenas na região Oeste, mas no âmbito estadual. Temos profissionais capacitados que fazem o trabalho com competência. Esse trabalho tem sido reconhecido, mas ainda há muito o que fazer”, concluiu Regina Mesquita, secretária da pasta. 

A Guarda de Barueri possui um sistema de videomonitoramento composto por 375 câmeras distribuídas pela cidade e, em breve, 50 novos equipamentos serão instalados. Ainda no complexo de segurança em vídeo, a cidade implantou Sistema Detecta, que rastreia e correlaciona imagens de forma rápida, auxiliando as buscas e investigações de roubos e furtos de automóveis.  

Já a Romu foi formada no ano passado para atuar no patrulhamento tático e em ocorrências de maior vulto. Os esforços na área fizeram do ano passado o mais seguro desde 2011, reduzindo a criminalidade em 26% na comparação com o ano anterior, conforme estatísticas oficias do Governo do Estado. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui