A Secretaria da Família (Sefam) realizou na quinta-feira, dia 31 de março, no auditório Yojiro Takaoka do Parque da Maturidade, no Jardim Santa Luzia, a cerimônia de formatura das turmas dos primeiros ciclos do programa “Famílias Fortes”, desenvolvido em Barueri por meio de acordo de cooperação técnica assinado com o Governo Federal no dia 7 de julho de 2021.  

Foram entregues certificados a 55 participantes do primeiro ciclo, realizado no Projov (Programa Rotário para Jovens), na Aldeia de Barueri, e do primeiro ciclo ministrado no Centro de Eventos, no Jardim Tupanci.  

Com apresentação da empresária Luci Damian, a cerimônia teve exibição de vídeos, depoimentos, discursos de autoridades, musical com a Orquestra Promoart de Araraquara, dança com a bailarina Renata Morais e orientação positiva para as famílias em rápida explanação de Ronaldo Meirelles Campos, fundador da Comunidade Terapêutica Filhos da Luz. 

Estiveram também presentes as famílias participantes do programa, o secretário da Sefam, Silvio Macedo, e equipes de trabalho, convidados em geral, como o vice-prefeito e secretário de Obras Beto Piteri, a deputada federal Bruna Furlan e vereadores; e colaboradores, como o presidente da ACIB (Associação Comercial e Industrial de Barueri), Moacir Felix. Representando a Secretaria Nacional da Família, a secretária Ângela Gandra Martins e o secretário-adjunto Marcelo Couto enviaram recados parabenizando os formandos de Barueri. 

O secretário Silvio Macedo falou da satisfação em ver pessoas concluindo os primeiros ciclos do “Famílias Fortes”. Explicou sobre a origem do programa e agradeceu o apoio e o investimento em políticas públicas para as famílias da cidade.  

Para Beto Piteri, a criação da Sefam pela Prefeitura e de programas de apoio aos baruerienses em geral, como o “Familias Fortes”, são exemplos de que Barueri sempre analisa qual é a melhor forma de atendimento à população. “A família precisa ser unida. É a coisa mais importante em nossas vidas. É de onde a gente vem, nasce, cresce e aprende tudo para passar aos filhos. Quanto mais cada família estiver forte, mais vamos conseguir fazer com que os nossos filhos tenham um caminho que sempre imaginamos”, disse Piteri. 

Criando vínculos  

A cerimônia teve depoimentos como o do facilitador Marcos Fonseca, que destacou o programa de Barueri. “É um privilégio estar à frente do Programa. E que bom que estamos em Barueri, que é tão bem cuidada em todos os setores. Uma cidade que é exemplo para muitas outras em nosso país e pelo mundo”. Em sua fala, Marcos disse também que seria bom demais se todas as famílias, independentemente de ter problemas ou não, pudessem conhecer o programa. “Uma experiência espetacular. Melhorei bastante como pessoa e professor. A tua família é o teu berço e aconchego. Amor verdadeiro. É onde encontramos o refúgio, o significado da nossa felicidade e existência”, relatou.  

Em outra fala, Daiane Barbosa contou ter vivido um difícil processo de luto pela morte do esposo Felipe, que faleceu em 19 de dezembro, um dia antes do enceramento do primeiro ciclo do Programa no Projov, onde o marido chegou a participar das atividades. “Deus me fortaleceu, criei amizades, propósito, situações para que eu viesse a entender que a família tem de ser sempre em primeiro lugar. Este programa me fortaleceu muito em saber como lidar, como conversar com os meus filhos”, disse Daiane, moradora do Chácaras Marcos e mãe de cinco filhos.   

Apoio à família  

Criado nos Estados Unidos, o Programa visa melhorar os vínculos familiares por meio de sete encontros semanais entre pais e filhos com conteúdo voltado para reduzir ou eliminar condutas de risco como evasão escolar, gravidez precoce, drogadição, comportamento autodestrutivos.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri