Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Osasco apresentaram, na Câmara Municipal, o balanço das atividades referentes ao 3º quadrimestre de 2018. As ações da pasta têm tido como foco a atenção básica, buscando ações de prevenção à saúde.

A audiência de prestação de contas da Saúde é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e foi conduzida pelo Presidente da Comissão de Saúde e Assistência, Vereador Pelé da Cândida (PSC).

O primeiro a usar a palavra foi o Diretor Administrativo da secretaria, Dr. Eduardo Santana Cordeiro. Ele destacou o trabalho da ouvidoria daquele órgão, que em 2018 recebeu mais de 2 mil solicitações, entre reclamações, denúncias, dúvidas e elogios. Desde total, 76% dos casos foram solucionados e os 24% restantes estão em andamento.

Dr. Eduardo também destacou o número de internações nas unidades hospitalares municipais em 2018. Foram realizadas 18.706 autorizações para internações, sem considerar o Hospital Regional, que é administrado pelo Governo do Estado de São Paulo.

A Secretária-Adjunta de Saúde, Dra. Simone Augusta Marques Monteaperto, destacou as ações que estão sendo tomadas para fortalecer a atenção básica à saúde. “É o departamento que mais tem investimento”, pontuou.

A médica citou ações de treinamento e atualização do Programa Bolsa Família, contratação de mais médicos e pessoal da área técnica, além do incremento no Programa Saúde da Família e de ações de orientação e prevenção como forma de melhorar a atenção básica.

A Secretária-Adjunta também falou sobre a Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá no próximo dia 6 de abril. “É importante a presença de todos nessa Conferência, porque é através da participação popular que conseguiremos mudar a nossa saúde”, explicou.

Após a explanação dos técnicos, a audiência foi aberta aos questionamentos dos vereadores e do público que acompanhou a Audiência.

Além do Vereador Pelé da Cândida, os vereadores Ricardo Silva (PRB) e Lúcia da Saúde (DC) participaram da mesa diretora secretariando os trabalhos. Também estiveram presentes os vereadores Toniolo (PCdoB), Ni da Pizzaria (PODE), Dr. Lindoso (PSDB), Tinha Di Ferreira (PTB), Daniel Matias (PRP), De Paula (PSDB), Rogério Santos (PODE), Jair Assaf (PROS), Ana Paula Rossi (PR), Alex Sá (PDT) e Josias da JUCO (PSD).

O Secretário Municipal de Saúde, João de Deus Santos Júnior, não compareceu à Audiência por motivos de saúde, justificando a ausência por meio de ofício.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui