Saúde inicia capacitação de brigadas contra a Dengue

0
53

Em Barueri, o alerta com relação à dengue não tem folga. As equipes do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), ligado à Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, desempenham ações o ano inteiro para acabar com os focos do mosquito na cidade. Durante o verão, que traz consigo maior incidência de chuvas, o trabalho dobra, já que nessa época são ainda mais favoráveis as condições para a proliferação Aedes aegypti, transmissor não apenas da dengue, mas de doenças como zika, chikungunya e febre amarela.  

Dentre as ações desempenhadas está a capacitação de brigadas, que prepara servidores de todas as Secretaria e órgãos municipais para agirem dentro dos próprios públicos no combate aos focos de dengue: reservatórios que possam conter água parada, como potes, pneus, caixas d’água destampadas, calhas entupidas, em cumprimento ao Decreto Municipal 9086, de 29 de janeiro de 2020. 

“Essa iniciativa visa envolver toda a administração pública, direta e indireta, capacitando representantes de todos os serviços públicos para que estes sejam multiplicadores e responsáveis por ações preventivas, educativas em saúde e o monitoramento das arboviroses, orientando sobre o ciclo evolutivo do mosquito, locais de possíveis criadouros e a importância de todos no combate das arboviroses”, ressalta a coordenadora de Vigilância em Saúde de Barueri, Rosana Andrade Perri Ambrogini.

Logo após a publicação do instrumento legal, em 4 de março de 2020, começou a capacitação de servidores para compor as brigadas. Desde setembro de 2021 até o início de março de 2022 participaram da formação 257 pessoas ligadas às pastas de Esportes, Educação, Habitação, Assistência e Desenvolvimento Social, Mulher, Direitos da Pessoa com Deficiência, Câmara dos Vereadores e Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri). 

O objetivo é a formação de pelos menos dois servidores por pasta, quantidade já superada até então. Contatos periódicos com esses profissionais fazem parte do projeto, para alinhamentos e melhorias necessários em suas atividades semanais. 

Mais ações
Outras ações, além das brigadas, são as visitas domiciliares por agentes de controle de endemias em todo o município, mapeando e atuando em pontos estratégicos de forma a controlar o surgimento do vetor; as reuniões da Sala de Situação para o Controle das Arboviroses, que promovem ações de prevenção nos próprios públicos, mobilizando servidores e a população no combate ao mosquito; e a divulgação de campanhas publicitárias, materiais informativos e reportagens espalhados pela cidade e divulgados nos perfis oficiais da Prefeitura de Barueri nas redes sociais.

Blitz
No próximo sábado, dia 12, na Feirarte, situada em frente ao Paço Municipal, das 12h às 17h, vai ocorrer a Blitz contra a Dengue, com ações educativas sobre arboviroses, eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e outros temas relacionados junto à população. 

“Convido a todos a participarem da Blitz contra a Dengue, na Feirarte, que terá a presença dos profissionais do DTCZ de Barueri, orientando toda a população sobre o combate das arboviroses”, salienta Rosana.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri